quinta-feira, 13 de maio de 2010

AMIGOS

           A amizade abre caminhos. Nenhuma estrada é assim tão longa, se tivermos ao lado um amigo. Todos sabemos o poder e a influência que uma amizade verdadeira tem sobre nossa vida. O que muitos não perceberam ainda é que, num mundo cada vez mais competitivo, o fortalecimento de elos de amizade faz a diferença.

           Nos processos modernos,em que os profissionais são avaliados de modo global, a forma como as pessoas se relacionam passou a ser fator essencial para a ascensão na carreira. O funcionário padrão, sisudo, mas competente,mal-humorado mas eficiente, que nunca colabora na ação entre amigos e que ninguém consegue convidar para um churrasco - esse perfil não combina com sucesso duradouro.

           Ser sociável e simpático ajuda, mas o que devemos tratar é de um estágio superior das relações humanas.

           Em todo lugar, as equipes de trabalho têm uma espécie de "grande olho" que tudo vê, ou seja, estamos sempre à mostra e sendo observados - não basta ser sorridente e superficial, ser agradável mas na hora H dar um jeito de se esquivar. Todos logo percebem com quem podem contar.

           Ser um amigo presente na vida de todos que o cercam, passar uma imagem de segurança, bondade e transparência: isso aumenta as chances de galgar degraus mais altos.

           Quando se fala em amizade verdadeira, muitos definem como o maior amor que existe, aquele que nada cobra.  Aristóteles já dizia que amigos de verdade são como uma alma em dois corpos.  Seja qual for a sua definição de amizade, uma vida sólida só se constrói sobre os alicerces do seu caráter - e a sinceridade, a magnanimidade, a paciência para ouvir, a capacidade de compreender falhas e a maneira correta de agir consigo mesmo (afinal, cada um deve ser o seu melhor amigo), tudo isso abre seus caminhos, atrai colaboradores e faz de você um vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário