domingo, 9 de maio de 2010

COMO SE AMAR

Quando você se perdoa e deixa ir embora as mágoas, não apenas faz sair um grande peso de seus ombros como abre a porta para o amor por você mesmo.


Amar a si mesmo é uma encantadora aventura, talvez o único prazer que pode durar eternamente.

Grande parte do seres humanos sofre de falta de auto-estima em um ou outro nível. A dificuldade em amar-se tem origem na sensação de que alguém não é digno desse sentimento devido a seus "defeitos". Além disso, geralmente a pessoa impõe condições para se amar, achando que só poderá gostar de si mesma se este ou aquele problema pessoal for solucionado. "Eu me amaria se..." Para superar as barreiras, siga passo a passo...


Dez passos para amar a si mesmo


1. Pare de se criticar. O primeiro e talvez mais importante passo é parar de se criticar. Quando você diz constantemente a si mesmo que é ótimo, não importa o que esteja acontecendo, fica muito mais fácil fazer mudanças em sua vida. A dificuldade surge quando você se faz de mau. É comum pessoas que cresceram em lares que funcionavam mal acabarem se tornando super-responsáveis e adquirindo o hábito de se julgarem duramente. Por terem crescido em um ambiente cheio de tensão e ansiedade, gravaram em si mesmas mensagens como: "Deve haver algo de errado comigo." Pense nas palavras que você usa quando se repreende. É enorme a necessidade de você incentivar seu próprio valor, pois, quando alguém sente que não é bastante bom, encontra meios de se manter na pior das situações. Uma pessoa que pensa assim cria doenças e dor em seu organismo, procrastina coisas que poderiam beneficiá-la, ou, então, maltrata seu corpo com o abuso do álcool, fumo, drogas ou comida.

Pelo simples fato de sermos humanos, todos nós somos inseguros em uma ou outra área da vida. Precisamos aprender, acima de tudo, que não adianta fingirmos que somos perfeitos. Os que se auto-impõem a obrigação de ser perfeitos criam uma imensa pressão sobre si mesmos, so que os impede de olhar para os aspectos de sua vida que precisam ser curados. Em vez de procurarmos a perfeição, devemos descobrir o que nos torna diferentes dos outros e apreciar nossa individualidade e as qualidades que nos distinguem entre nossos pares. Temos um papel único a desempenhar nesta vida, e a crítica só serve para obscurecer nossa compreensão desse papel.


2. Pare de amedrontar-se. Muitos de nós se atemorizam com pensamentos assustadores e tornam as situações piores do que são. Pegamos um pequeno problema e o transformamos em um monstro. Isso cria situações terríveis, pois não há nada mais desgastante do que viver sempre esperando o pior que a vida pode oferecer.

Você é desses que constumam ir se deitar criando o pior cenário em torno de um problema qualquer? Não é de admirar que não consiga dormir bem. Você está agindo exatamente como a criança que vai dormir depois de assistir a um filme de terror e acorda gritando no meio da noite.

Pessoas doentes costumam agir dessa forma com frequência. Visualizam-se nas piores condições e até começam a escrever seu testamento; deixam-se influenciar pelos meios de comunicação e acabam vendo-se como estatísticas.

Atitudes desse tipo também são comuns nos relacionamentos. Alguém deixa de telefonar e você imediatamente decide que é indigno de amor e jamais terá outro relacionamento, o que o faz se sentir abandonado e rejeitado.


Se você é desses que estão sempre revendo uma imagem ou situação negativa em sua mente, crie uma cena positiva da qual realmente goste para substituí-la. Imagine um belo panorama, com um lindo pôr-do-sol, um campo florido, um iate navegando em mar tranquilo, enfim, qualquer cena que o faça sentir-se bem. "Ligue" essa imagem que se surpreender e assustando com pensamentos negativos. Visualize a cena agradável em todos os

detalhes e diga: "Não vou pensar em nada de mau. Agora só quero ver minha imagem bem".

Fazendo isso constantemente, você acabará com o hábito de se envolver em negativismo. Mas você terá de treinar bastante . Mas você terá der treinar bastante para modificar seu padrão.


3. Seja gentil e paciente consigo mesmo. A maioria das pessoas sofre porque está sempre esperando uma gratificação imediata. Tudo tem de ser agora. Elas se irritam com filas ou quando enfrentam um trânsito lento. Querem ter tudo o que é bom e o mais rapidamente possível. Pessoas assim costumam tornar muito complicada a vida dos outros devido a sua impaciência. A impaciência nada mais é do que a resistência ao aprendizado, pois reflete o desejo de saber as respostas sem estudar adequadamente ou querer resultados sem tomar as medidas adequadas.

Pense em sua mente como ela fosse um jardim maltratado. Ele está cheio de ervas daninhas e pedras, que são o ódio por si próprio, a raiva, o desespero e a preocupação. Nele existe uma velha árvore, chamada medo, que precisa urgentemente ser podada. Saiba que, retirando as pedras e ervas daninhas, você encontrará solo bom e fértil. Plante nele sementes de alegria e prosperidade, as quais regará com sua amorosa atenção, o mais importante dos nutrientes. De início, você não verá grandes mudanças, mas não desista, continue cuidando de seu jardim. Lembre-se de que todos cometemos erros e que não há nada de mau em errar enquanto estamos aprendendo. O desejo de perfeição pode ser um grande mal. Aliado à impaciência, ele se torna ainda pior. Muitas vezes alguém deixa de aprender algo novo e muito útil apenas por não ser capaz de fazê-lo com perfeição nos primeiros três minutos de prática.

Tenha em mente que você precisa de tempo para aprender. Entenda que você sempre se sentirá um tanto desconfortável quando estiver tentando fazer algo novo. Vamos a um exemplo muito simples. Cruze as mãos. Não existe um modo certo ou errado de fazer isso. Simplesmente cruze as mãos. Note que polegar ficou por cima. Agora abra as mãos e em seguida cruze-a de novo, só que desta vez deixe o outro polegar por cima. Você sentirá uma sensação um tanto estranaha, que talvez até lhe pareça errada, pois não é a habitual para você. Agora volte a cruzar as mãos como fez na primeira vez, depois cruze como na segunda, volte novamente ao primeiro modo e pare no segundo. Agora a sensação que você está sentidno já não lhe parece tão má. Você começou a se acostumar com o novo jeito.

Isso é exatamente o que acontece quando estamos tentando mudar alguma coisa em nossa vida. De início, pode parecer um tanto estranho, mas, com alguma prática, o novo modo vai se tornando normal e natural. Por isso, seja paciente até mesmo quando se propuser a se amar. Ninguém aprende a se amar no primeiro dia, mas podemos ir no amando um pouquinho mais a cada dia que passa. Em dois ou três meses, teremos progredido imensamente.

Lembre-se de que os erros não passam de etapas em nosso caminho evolutivo e são valiosos porque se tornam nossos professores. Não se castigue por cometer erros. Se você está disposto a aprender e a evoluir a partir de um erro, ele poderá se transformar em um grande passo em sua estrada para uma vida de plenitude.


Enquanto estiver aprendendo a se amar, é muito importante você ser paciente, gentil e bondoso com si mesmo. Lembre-se do jardim mental. Se perceber ervas daninhas crescendo arranque-as fora o mai rápido possível.


4. Seja gentil com sua mente. Não se reprove ou odeie por ter pensamentos negativos. Procure sempre imaginar que seus pensamentos o estão construindo, jamais o agredindo. Também não se culpe por suas experiências negativas; aprenda com elas. Ser gentil com sua mente significa afastr dela toda a culpa, as acusações,. os castigos e a dor.


Nada melhor para sua mente do que o relaxamento. Ele é absolutamente essencial para propiciar a ligação com o Poder Interior. Quem está sempre tenso e atemorizado fecha o canal de suas energias. Não pense que você precisa reservar muito tempo para fazer um bom relaxamento; bastam alguns minutos. A qualquer hora do dia você pode respirar fundo algumas vezes, fechar os olhos e procurar soltar os músculos, permitindo que as tensões abandonem seu organismo. Em seguida, durante uma expiração,. diga a você mesmo: Eu te amo. Tudo está bem. Note o quanto isso é capaz de acalmá-lo. Praticando esses pequenos períodos de relaxamento com frequência, você está a enviando a sua mente mensagens que a avisam de que você não precisa passar a maior parte de sua vida sentindo-se tenso e assustado. Outro modo de ajudar muito sua mente é praticar a meditação. Meditar é agitar-se para poder ouvir sua própria Sabedoria Interior. Nossa sociedade transformou a meditação em algo um tanto misterioso, difícil de ser executado. No entanto, não há nada de complicado nela; é uma das práticas mais simples e antigas que existem. Você só precisa relaxar, soltando bem os músculos,s e, em seguida, começar a repetição de uma palavra como "amor", "paz" ou qualquer outra que tenha um singnificado especial para você.


5. Elogie-se. A crítica derrota o espírito interior, o elogio o faz crescer. Reconheça o poder que existe em você, a parte de Deus que há em seu interior. Todos nós somos expressões da Divina Inteligência. Quando você se menospreza, está depreciando o Poder que o criou. Aprenda a se elogiar, começando com pequenas coisas. Todavia, não adianta se elogiar apenas uma vez ou outra, quando achar que fez algo de extraordinário. Elogie-se constantemente, nem que seja um minuto por dia. Acredite, essa prática ficará cada vez mais fácil com o tempo. E lembre-se: na primeira vez em que tentar algo novo, incentive-se por seus sucessore, por menores que sejam. Permita-se sempre aceitar o bem. Já expliquei anteriormente que a sensação de não merecimento nos impede de aceitar tudo o que é bom e de receber o que almejamos. Tente recordar-se das regras sobre merecimento em sua infância. Elas por acaso diziam que você não ganharia o que desejava ou precisava se não fesse mais estudioso, comportado, mais alto ou mais bonito? Agora pense em sua vida atual. Por que você continua creditando que não merece o melhor? Abandone os velhos padrões, proponha-se a se sentir realizado nosentido mais amplo da palavra. Faça afirmações positivas, medite, perdoe. Use todas as ferramentas mentais que agora estão a seu alcance para modificar sua vida e fazer dela exatamente o que você deseja.


6. Procure apoio. Devido a problemas vividos na infância, um número exagerado de pessoas acabou aprendendo a se tornar autosuficiente e não conegue pedir ajuda nas horas de necessidade. Não hesite em procurar apoio em seus amigos. Permita que eles o enfurecer-se com si mesmo por ser incapaz de resolver um problema.


7. Ame suas falhas. Lembre-se semprede que mesmo aquilo que você considera seu maior defeito é parte de seu ser e também foi criado por Deus. Fazemos escolhas negativs por ser parte da natureza humna. Todavia se nos punirmos por elas, acabaremos transformando essa atitude em um padrão que levará muito tempo para ser modificado, deixndo de abrir epaço para as escolhas positivas. A Inteligência que nos criou não nos odeia por cometermos erros ou perdermos a paciência uma vez ou outra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário