sexta-feira, 28 de maio de 2010

INVEJA, UM GRANDE MAL

            Uma das grandes causas de infelicidade na vida das pessoas é a inveja, apesar de quase ninguém reconhecer-se como invejoso.

                  Inveja é um dos sentimentos mais destrutivos que existem, podendo agir tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional. É uma sensação interior que se manifesta sob a forma de frustração, de tristeza, de ressentimento e de intolerância quando nos sentimos inferiores a alguém. Na verdade, inveja é a manifestação da rejeição que alguém sente em relação a si mesmo por não ser como os outros são.

                  As pessoas sentem inveja quando não conseguem aceitar tranquilamente a luz, a alegria e o brilho de outras pessoas. O invejoso sempre culpa os outros pelos seus fracassos. Sua auto-estima costuma ser baixa; ele precisa desenvolver sua autoconfiança. Quando tomada por essa emoção devastadora - a inveja -, a pessoa torna-se arrogante, amarga e egoísta, afastando de si qualquer possibilidade de encontrar a paz.

                 O mecanismso desencadeador da inveja é a comparação. Porém, em todos os momentos do dia, vivenciamos o processo comparativo. Queiramos ou não, a vida cotidiana é feita de comparações; há sempre um modelo, um padrão, servindo de referencial para praticamente tudo o que fazemos. É por isso que, muitas vezes, temos dificuldade em identificar quando termina a admiração e começa a inveja. Quando nos comparamos a alguém com o intuito de aprender para crescer, estamos desenvolvendo em nós mesmos a admiração, que é um sentimento positivo, dissociado da inveja.

                 Um modo eficaz de combater a inveja e manter a saúde emocional consiste em usar o processo comparativo a seu favor. Utilizando a via do autoconhecimento, você pode trilhar o caminho da autocomparação, ou seja, comparar os sentimentos e as atitudes que você tem, hoje, com os que você manifestava no passado.  Dessa forma, você poderá concluir se está evoluindo ou, apenas, perdendo tempo nesta vida tão cheia de aprendizado.

                 Todos nós vivemos neste mundo para sermos cada vez melhores e mais bem-sucedidos, não em comparação aos outros, mas a nós mesmos. Ao nosso redor, sempre encontraremos pessoas mais adiantadas do que nós, seja social, física, psicológica, financeira, moral ou espiritualmente. Quando voltamos os olhos para o nosso interior, torna-se mais fácil enfrentar essa realidade.

                 Habitue-se a agradecer todos os dias pelo que você é e pelo que tem. Trabalhe com as técnicas da autocomparação e da gratidão para fortalecer a sua individualidade. Fazendo isso, você passa a ser o seu próprio referencial, o seu próprio ponto de apoio, aumentando, assim, a sua satisfação de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário