terça-feira, 25 de maio de 2010

SOLIDÃO - UM VAZIO QUE VEM DE DENTRO

            Vamos refletir sobre a solidão, aquele vazio interior, misto de sentimento de abandono e de rejeição, comum em pessoas que não sabem amar a si mesmas nem aos outros, assim como não sabem deixar-se amar.

             Um dos fatores que leva seres humanos a se sentirem inferiores aos outros e a se isolarem do convívio social e familiar é a baixa auto-estima. Há pessoas que não sabem ser amadas, que não se permitem ser bem tratadas por carregarem dentro de si muitas culpas, afastando, dessa forma, qualquer tentativa de companheirismo que possa surgir por parte de quem estiver ao seu lado. Essas pessoas sentem solidão mesmo quando rodeadas por seus entes queridos. Elas não se acham merecedoras de uma vida de compartilhamento e se isolam do mundo.

                         Há um ditado que diz: " se você se sente só, é porque construiu muros em vez de pontes".

              O grande engano de alguns indivíduos é passar a vida esperando que outros preencham seu vazio interior. Quanto mais esperam por isso, mais frustrados ficam, porque ninguém consegue suprir essa necessidade, uma vez que a cada um cabe a responsabilidade de preencher a sua própria vida.

              De um modo geral, nós fomos "programados" na infância para acreditar que é sempre melhor estar com alguém.  Por conta disso, a maioria das pessoas fica tentando agir "certinho" para ter sempre a aprovação dos outros, sentindo um medo oculto de perdê-los.

              Outros fatores que geram solidão são falta de solidariedade, egoísmo e egocentrismo. Pessoas que se encaixam nesse perfil, com sua frieza e pessimismo, afastam o carinho e a atenção dos que as rodeiam. Trata-se de pessoas enfadonhas, que fazem cobranças excessivas e, por isso, acabam ficando sozinhas...

                     "O homem solidário jamais se encontra solitário. O egoísta, em contrapartida, nunca é solícito, e, por isso, sempre está atormentado."


              Eu vejo a pessoa solitária como alguém que geralmente, receia encontrar-se consigo mesmo, ocultando, assim, o seu próprio "eu" na aparência de infeliz, abandonado e incompreendido.

              O maior perigo é que esse sentimento negativo de solidão pode viciar, gerando no indivíduo medos paralisantes, como o da velhice, o de doenças e o da morte, levando-o, quase sempre, a um estado de depressão.

               Se você se sente só, minha sugestão constitui-se de quatro passos essenciais:

               1) Aprenda a se amar mais, sabendo que você é a sua melhor companhia; assim, mesmo que você esteja só nesse momento, jamais se sentirá sozinho.

               2) Abra o seu "reservatório do bem", contribuindo da melhor forma para a melhoria das pessoas.

              3) Permita-se ser amado, elogiado e agradado por aqueles que querem o seu bem, tirando de dentro de si as culpas que não o deixam ser feliz.

               4) Pratique, sempre que possível, a "solidão saudável", aquela "retirada estratégica" para pensar sobre a sua vida, meditando por alguns instantes e se redescobrindo como um ser pleno de possibilidades de encontrar a felicidade e de fazer os outros felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário