quinta-feira, 5 de agosto de 2010

APRENDA A DIZER...

             Você pode receber todos os elogios do mundo, mas, se não achar que merece, vai procurar razões para recusar.

          Você precisa aprender a dizer... a falar, a aceitar, não deve recusar.

           Você precisa se acostumar com a vida...

           Você precisa se acostumar a receber elogios, da mesma maneira como se acostumou a recusá-los.

             Ao aceitar um elogio é o mesmo que aceitar que o mundo está determinando, ou apenas o considera uma pessoa centrada, uma pessoa de caráter, uma pessoa -  verdadeiramente  - ótima.

              Se continuar a recusar, eles certamente vão cessar!  Procure entender isso...

               Será que você está condicionando as pessoas a lhe fazerem um elogio, ou não lhe fazerem elogios?...

                Como você age, você demonstra receptividade ao receber um elogio?  Você agradece efusivamente ou tende a justificar o não merecimento? 

                 Olhe meu querido amigo ou amiga, para ser verdadeiro, para seu próprio interesse, ou até julgar-se se achar que deva fazê-lo, eu até me permito dizer-lhe de que basta somente uma palavrinha assim;  quando receber um elogio:  "Obrigada!.. Obrigado!"

                  Nesse exato momento, você sabe que merece todos os elogios que recebe. E cada vez que aceita um deles, faz a sua autoestima crescer, assim como as suas expectativas quanto ao que é suficientemente bom para você.

           Revelo que estou para afirmar que nós seres humanos, principalmente as crianças que não costumam ouvir elogios, nunca sabem o norte, nunca sabem como estão se saindo, como estão sendo valorizadas, desde a dimensão de seu lar e até mesmo na escola, nunca têm oportunidade de se sentir valorizadas.  E muitas, e muitas vezes se tornam adultos com baixa autoestima que os faz constantemente  ' implorar '  sua aceitação.

            Você caro irmão ou irmã, pode sim, receber todos os elogios que fizer por merecer, mas, se efetivamente não achar que os mereça, procure compreender a extensão de suas razões para recusá-los.  Algumas pessoas até ficam em determinadas ocasiões, encabuladas e mudas ou dizem coisas assim do tipo,  "não foi nada".  Outras, até adotam posturas diferenciadas, perguntando-se o que será que ele quer com isso? "ou ela deve estar querendo alguma coisa."  Ora querido irmão ou irmã, essas respostas apenas, carregam ou fazem ter a ideia de que você não merece elogios como parte normal da vida.

           Você está inserida nesta dimensão do Universo, você está inserida nesta vida e precisa acostumar-se a receber elogios; apenas
" agradeça-os. "

             Ao finalizar este presente texto, permito-me parafrasear o que fora escrito por "Charles Spencer Chaplin", pela beleza de compreensão do que fora mencionado com sua clareza sobre a dimensão da vida...


                    "A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO

                     QUE NÃO PERMITE ENSAIOS.

                     POR ISSO, CANTE, CHORE, DANCE,

                     RIA E VIVA INTENSAMENTE, ANTES

                     QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA

                     TERMINE SEM APLAUSOS."





                      José Pedro Granero - Pelotas/RS-Brasil
                      Advogado
                      OAB/RS - 73217

Nenhum comentário:

Postar um comentário