domingo, 15 de agosto de 2010

A NOITE NA ILHA (POESIA DE PABLO NERUDA)

"Dormi contigo a noite inteira junto do
  mar, na ilha.
  Selvagem e doces eras entre o prazer e o sono,
  entre o fogo e a água.
  Talvez bem tarde nossos
   sonos se uniram na altura e no fundo,
   em cima como ramos que um mesmo vento move,
   em baixo como raízes vermelhas que se tocam.
   Talvez teu sono se separou do meu e pelo mar escuro
   me procurava como antes, quando nem existias,
   quando sem te enxergar naveguei a teu lado e teus
   olhos buscavam o que agora - pão, vinho, amor e
   cólera te dou, cheia as mãos, porque tu és a taça que
   só esperava os dons da minha vida.
   Dormi junto contigo a noite inteira, enquanto a escura
   terra gira com vivos e com mortos,
   de repente desperto e no meio da sombra meu braço
   rodeava tua cintura.
   Nem a noite nem o sonho puderam separar-nos.
   Dormi contigo, amor, despertei, e tua boca saída de
   teu sono me deu o sabor da terra, de água-marinha,
   de algas, de tua íntima vida,
   e recebi teu beijo molhado pela aurora
   como se me chegasse do mar que nos rodeia."


                   (Pablo Neruda)

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário