quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O POTE RACHADO

            


              Na Índia, um carregador de água transportava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara que ele carregava atravessada sobre seus ombros.  Em um dos potes havia uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe. O pote rachado chegava apenas com a metade do líquido.

          Esse episódio seguiu durante três anos, diariamente: o carregador sempre entregava um pote e meio de água na casa de seu chefe. Com isso, o pote perfeito sentia-se orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado envergonhava-se de sua imperfeição e sentia-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade de sua tarefa.

            Após perceber que por três anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem, à beira do poço:

              - Estou envergonhado, meu senhor, quero pedir-lhe desculpas.

                - Por quê?  - perguntou o homem.  - De que você está envergonhado?

                 - Durante esses três anos fui capaz de entregar apenas metade da minha carga, pois essa rachadura do meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho.  Por causa do meu defeito, você tem de fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços.

          O homem entristeceu-se com a situação do velho pote e falou compadecido:

                 - Quando voltarmos à casa do meu senhor, quero que observe as flores ao longo do caminho.

          De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou flores selvagens ao lado do caminho, e isso lhe renovou o ânimo.  Mas, ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade da água, e novamente pediu desculpas ao homem por sua falha.  Então o homem disse ao pote:

              - Você notou que, pelo caminho, só havia flores no seu lado do caminho?  Notou ainda que a cada dia, enquanto voltávamos do poço, você as regava?  Por três anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor.  Sem você ser desse jeito, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa.   


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário