segunda-feira, 23 de agosto de 2010

UM RELACIONAMENTO

         Um relacionamento é mais que uma decisão, é algo que surge quando nos sentimos unidos ao outro de uma forma diferente. Poderíamos dizer que, com base no prazer de estar com alguém, decidimos compartilhar grande parte de nossa vida com essa pessoa e descobrimos como é bom estarmos juntos. Ainda assim, é preciso saber encontrar um companheiro (a) não é o suficiente: também é importante que essa pessoa seja capaz de nos oferecer, uma ajuda eficaz para nosso crescimento pessoal.

          O amor se constrói entre duas pessoas, com base em ser aceito totalmente por alguém.  Inicialmente, de fato, em um primeiro momento o encontro entre pessoas é passional, incontrolável, irracional. As emoções nos invadem, se apoderam de nós e durante um tempo quase não podemos pensar em outra coisa além da pessoa por quem estamos em sintonia e a felicidade que sentimos por isso estar acontecendo conosco.

          Quando uma pessoa se apaixona, não vê o outro em sua totalidade. Na verdade, ele é uma tela na qual o apaixonado projeta seus aspectos idealizados.

           O amor, ao contrário da paixão, é mais duradouro e se baseia na percepção da realidade externa. A construções desse sentimento começa quando posso ser o que está diante de mim, quando descubro o outro. É nesse momento que a paixão dá ao lugar ao amor.

           Amar alguém é o desafio de desfazer essas projeções  para me relacionar verdadeiramente com o outro, sem fantasias, esse processo não é fácil, mas é uma das coisas mais bonitas que podem acontecer.  Estar apaixonado é uma relação comigo mesmo, ainda que escolha outra pessoa para projetar nela o que sinto. Então poderíamos nos perguntar: porque escolhi essa pessoa? O que acontece quando, depois de um tempo, o outro começa a mostrar como é de verdade e isso não corresponde a meu ideal?  O amor no meu entender pode começar com a solução de dilemas, quando vejo o outro e percebo que o amo tal como ele é. Posso até mesmo amar as coisas de que não gosto nele, porque são dele e o aceito como ele é. 

         Acredito que as relações passam por momentos de paixão, de amor, de ódio... Na verdade, amor e ódio estão muito próximos. Não odiamos ninguém tanto quanto odiamos a pessoa amada.  Temos é que ser conscientes e consciência é a palavra certa.  Temos que ser conscientes do que estamos vivendo e nos entregar completamente. Assim construímos o vínculo e cuidamos dele. A solução é ter consciência e estar centrado, apenas assim poderemos lidar com as situações que forem se apresentando.  A maioria das pessoas vive afastada de si mesma, conectada apenas com o que pensa e sem saber o que sente de verdade. Para amar e imprescíndivel ousar olhar para dentro de si mesmo. Eu diria que estar apaixonado é dizer ao outro quanto sou grato por ele segurar tão graciosamente o espelho no qual me contemplo para perceber o amor que sinto por mim mesmo. Olha, de fato tudo é uma grande mentira, porque na verdade essa paixão não é para si mesmo, mas para a idealização que se faz do outro.

         "Apaixonar-se é amar as semelhanças, e amar é se apaixonar pelas diferenças."  O amor é um estado equilibrado e que requer muito esforço e compreensão um pelo outro. É mais duradouro e menos turbulento, porém é preciso se esforçar muito para mantê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário