quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COMO POSSO SER EU MESMO...

        Para que a pessoa possa ser ela mesma, ela não precisa fazer nada, pois já é ela mesma, com sua individualidade, você é única nesta existência; o problema vai surgir no momento que a própria sociedade faz por corromper todos os valores éticos, morais, consigo mesmo. Ela com isso tenta fazer uma outra coisa, força, a partir de você, em vez do que você estava destinado a ser. Ela o tira de seu centro, arrasta-o para fora de si mesmo, ensina-o, mas nunca lhe diz para ser você mesmo, nunca lhe dá a permissão de liberdade para ser, ela força imagens externas em sua mente, influência a sua personalidade.

        Você pode até em certos momentos desejar não sê-lo, será que poderá fingir e, quando o assim fizer nunca ficará plenamente realizado. Você sempre deseja e quer ser você mesmo, isso é tão natural, mas a sociedade não deixa. Ela quase que o obriga a ser outra pessoa, quer que você seja falso, ela não quer que você seja verdadeiro, pois pessoas verdadeiras, íntegras, são tituladas como perigosas, são portanto rebeldes. Pessoas assim não podem ser controladas tão facilmente, não podem ser arrigimentadas; pessoas verdadeiras viverão sua realidade de sua própria maneira e farão as coisas sem se preocuparem com as outras pessoas. Pessoas verdadeiras estão sempre em busca de sua própria felicidade. A felicidade delas é o mais importante; elas não estão dispostas a sacrificá-la por nada.

       Assim, a sociedade manipula, distrai toda a criança, todo o adolescente, todo o indivíduo, ela o que faz é ensinar aos poucos as pessoas serem uma outra pessoa. E, com isso, aos poucos estas vão aprendendo o caminho do fingimento, da hipocrisia, vai rompendo os valores do indivíduo.  É assim que as coisas acontecem... Você, então, pergunta:  "Como posso ser eu mesmo?" - Simplesmente para com os fingimentos, abandone essa ânsia de ser outra pessoa, abandone a competição e a comparação e você será você mesmo.  O simples fato ou efeito de comparar é o próprio veneno. Você sempre está pensando em termos de como o outro está fazendo.

       Esqueça a comparação: você é único, ninguém é como você, ninguém jamais foi ou será como você. Você é simplesmente um ser único; significa que é único pela qualidade natural - comum a todo ser; ser único não é uma comparação, ser único é tão natural quanto respirar. Todos estão respirando e todos são únicos. Enquanto você estiver vivo, você é único. Aprenda a respeitar sua singularidade e esqueça a comparação. Não se compare com ninguém, pois, a outra pessoa não é você, você não é a outra pessoa. Deixe os outros serem eles mesmos e relaxe em seu ser. Comece a apreciar tudo o que você é, delicie-se nos momentos que estão disponíveis a você e permita-se ser feliz.



                             Pelotas, 23 de Setembro de 2010.


                             José Pedro Granero
                             Advogado
                             OAB/RS - 73217

Nenhum comentário:

Postar um comentário