quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DESENVOLVENDO SEU EU ESPIRITUAL MEDIANTE A FÉ OU CONVICÇÃO EM UMA ESTRUTURA DE VIDA GLOBAL

         A maioria das pessoas que se identifiquem ou como espirituais, vivem dentro dos domínios de uma estrutura de vida. Essa estrutura baseia-se na moral e ou convicções éticas que lhes foram ensinadas ou que criaram por si mesmos. Serve para ordenar-lhes a vida e o mundo que as cerca, além de lhes fornecer diretrizes para seu crescimento e mudanças.

           A maior parte das estruturas de vida se rege por uma Regra de Ouro:

                "Faça aos outros apenas o que gostaria que lhe fizessem.
Tratar os outros com cortesia, delicadeza e respeito, dar atenção a seus pensamentos e necessidades, ajudá-las sempre que pedirem, e assim por diante, são algumas das suas opções para interagir com outras pessoas, de acordo com o princípio da Regra de Ouro."

          Outras estruturas de vida baseiam-se em crenças morais e éticas que governam a percepção que tem o indivíduo da sociedade e como esse indivíduo quer se comportar no seio da estrutura social. A maioria das pessoas não mata, nem estupra ou rouba. Não trata com violência os animais nem os seres humanos.

            A crença em padrões morais e éticos pode ajudá-lo a desenvolver uma relação entre suas naturezas física e emocional e um ' plano global ', ou modo de vida.  Embora existam leis que governem a maioria dos padrões morais e éticos, essas leis baseiam-se em séculos de interações humanas e na luta para criar uma estrutura que respeite e preserve uma alta qualidade de vida para todos.

             Além de viver de acordo com a Regra de Ouro e um conjunto de padrões morais e éticos, a maioria das pessoas segue também princípios ou regras individuais aprendidas na infância ou criados na vida adulta: respeitam os mais velhos, seguram a porta para as pessoas que vem logo atrás, cumprem os horários dos compromissos, dão o melhor de si, e assim por diante.  Esses princípios ou regras, como a Regra de Ouro e as estruturas morais e éticas, ajudam a dar ordem à vida, fornecem padrões de acordo com os quais se opta viver, e determinam as linhas gerais de suas interações.  Agir de acordo com determinadas estruturas significa traçar linhas gerais referentes a algo maior que a rotina diária - ao propósito e significado da vida.

         Uma meta que o ajude a desenvolver seu eu espiritual pode ser a de criar e viver uma estrutura de vida que sirva de apoio a convicções que lhe pareçam acertadas, dentro da qual você possa mudar essas convicções sempre que necessário, mas não ajustá-las visando apenas o próprio lucro ou com base naquilo que os outros querem que você faça.

          Seu mundo espiritual se desenvolve lentamente, pela paciência, compreensão, esperança e confiança.  Tenha isso em mente quando estabelecer suas metas.  Tente não se concentrar nas consequências, mas nas pequenas mudanças que podem acontecer em seu interior.


                                       Pelotas, 9 de Setembro de 2010.

                                       José Pedro Granero
                                       Advogado
                                       OAB/ RS - 73217

Nenhum comentário:

Postar um comentário