terça-feira, 7 de setembro de 2010

RAÍZES DA INFELICIDADE

         Você pode ser feliz, mas poderá ser muito infeliz. Na verdade, a felicidade tira muitas coisas de você, ela lhe tira tudo o que você já teve, tudo o que você já foi; sabe a felicidade o destrói. O que alimenta o seu ego é a infelicidade e a felicidade é basicamente um estado de ausência de ego. É por isso que as pessoas acham muito difícil ser felizes, é por isso que das mais variadas pessoas no mundo precisam viver infelizes... por que assim decidiram viver, infelizes. Isso lhes dá um ego muito evidente, muito cristalino.  Infeliz, você quase sempre existe; feliz, você não existe efetivamente. Na infelicidade há cristalização; e na felicidade você fica difuso.

           Se assim entendermos, poderemos compreender que na natureza, às árvores são felizes, os animais são felizes, os pássaros cantam felizes, toda a existência é feliz, exceto o ser humano.

             Ao ser totalmente infeliz, o ser humano se torna muito especial e de forma até extraordinária.

               Inacreditável, mas é assim mesmo, a infelicidade o torna capaz de atrair a atenção das pessoas. Sempre que você estiver infeliz, você receberá atenção, das pessoas, amor; todos passam a se preocupar com você.  Observe quando está feliz, os mesmos amigos ficam com inveja de você.  Quando você está realmente feliz!  ... percebe que o mundo inteiro se voltou contra você.

        Saibam que ninguém, mas ninguém mesmo, gosta de uma pessoa que esteja feliz, pois ela machuca o ego dos outros.

        O mundo é constituído de pessoas infelizes, e ninguém é corajoso o suficiente para deixar o mundo inteiro contra ele; isso é realmente muito perigoso.

        Feliz, você é um indivíduo, infeliz, você é parte da multidão...

        "Estein", deixou-nos um legado, simplesmente;  disse-nos que no passado os cientistas costumavam achar que havia duas realidades:   - espaço e tempo.  Mas, também afirmou que essas duas realidades não são duas, e sim duas faces da mesma realidade. O tempo nada mais é do que outra dimensão do espaço.

         Existem razões para tudo, investiguemos esses momentos em que, de vez em quando, você se permiter a satisfação de estar alegre; então perceba quais são as reais diferenças.

          Na realidade os infelizes que são a grande maioria, por serem infelizes gostariam de ver todo mundo no plano da infelicidade.

           O ser humano gosta de ser infeliz, investigue a sua infelicidade e descobrirá certos elementos fundamentais.  Ela lhe dá respeito, as pessoas se sentem mais amigáveis em relação a você, mais solidárias, você terá supostamente mais amigos se for infeliz. Parece que esta tudo errado, mas é bem assim  mesmo que acontece.  Este é um mundo muito estranho, algo está fundamentalmente errado com ele ou conosco inserido nele.  Acredito que isso não deveria ser assim; a pessoa feliz deveria ter mais amigos mas seja feliz e as pessoas ficam com inveja de você e deixam por si só de ser amigáveis.  Você tem algo que não está realmente disponível a elas, por uma circuntância ou qualquer outra razão.  Mas, se você estiver infeliz, ninguém irá lhe perguntar porque está infeliz.  Estar infeliz é natural, todos estão; não é nada de especial de sua parte.  Inconscientemente essa ideia vai se assentando em seu interior, que a infelicidade é natural.  A plenitude precisa ser provada; a infelicidade não precisa de prova.

         Por mais que tenhamos prazer com a vida e com nossa energia positiva, os momentos desagradáveis são inevitáveis.  Todos nós o temos.  Temos de estar continuamente consciente de que somos responsáveis por manter nossos pensamentos e nossas ações.  Precisamos estar certos de não encontrar em nós o que não admiramos na conduta alheia.

         O "Dalai Lama" tenta ser gentil e ter compaixão por todas as pessoas que conhece.  Será que podemos fazer esse mesmo esforço?

          Talvez nosso desafio seja encarar a realidade, passando a superar todos os obstáculos e permanecer terno e procurar amar uns aos outros.

         Se tivermos um sorriso agradável, certamente ajudaremos em todas as situações que se apresentarem.  Pois, um sorriso, liga um espírito a outro.  Uma delicada energia oposta levará ao equilíbrio, assim como o amor opõe-se ao ódio.

          É bom lembrar de que ninguém pode mudar substancialmente outra pessoa.

          Somos responsáveis por nossos pensamentos por nossas ações e escolhas que fizermos.  Não force um relacionamento emocional com pessoas cuja proximidade você não escolhem.  Deixe-as seguir seu caminho.

          Acredite, sempre que estiver com alguém com que mantém um relacionamento saudável, sua energia positiva será mais forte do que a energia negativa da pessoa com quem estiver. Mantenha-se focado na razão pela qual o encontro está acontecendo.  Se é para apoiar alguém que você ama, mantenha sempre sua energia positiva.   A verdade é que o nada é a porta da riqueza, é a porta da plenitude, e a porta precisa ser nada.  E por termos sido condicionados de que o vazio é algo ruim, que o nada é algo ruim, pelo próprio condicionamento fomos impedidos de abandonar a infelicidade, de abandonar a angústia, de abandonar todo o sofrimento e apenas ser um nada.

           Você me perguntaria por que, então -  o ser humano não pode abandonar sua infelicidade?  ... responderia que isso acontece pela simples razão de que ela é tudo o que ele tem e acredita  e possa vir a ter.

           

                        Pelotas, 8 de Setembro de 2010.


                        José Pedro Granero
                        Advogado
                        OAB/RS - 73217

Nenhum comentário:

Postar um comentário