quarta-feira, 16 de março de 2011

EGOÍSMO - SENTIMENTO INDESEJADO.

      
        Como devemos alcançar a prosperidade:  Observemos a seguinte regra máxima:  "fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fosse feito".  Simples, porém não é fácil, em razão do egoísmo arraigado na maioria das pessoas ou seres individuais - esse desmedido sentimento de amor por si mesmo, sem considerar os interesses dos outros.


        Egoísmo é o sentimento que leva indivíduos a procurarem obter vantagem sempre e em tudo, esquecendo-se de que, para haver sucesso em um  negócio ou simplesmente harmonia em um relacionamento, faz-se necessário partilhar e vivenciar o "ganha-ganha".  Esse sentimento negativo manifesta-se na vida das pessoas de várias formas, como obesidade, ciúme ou isolamento, para citar as mais comuns. Obesidade, por exemplo, pode desenvolver-se em pessoas que querem ter sempre mais e sentem medo de "ficar sem". O ciúme, por sua vez, pode destruir qualquer relacionamento, seja familiar, social ou amoroso, por causa da possessividade e da manipulação comuns a pessoas ciumentas. Já o isolamento pode ser mais notado no ambiente familiar: cada um cuidando de suas próprias necessidades e afastando-se do convívio, do compartilhamento e da fraternidade familiares. Relacionamentos saudáveis são impossíveis entre pessoas que só pensam em si mesmas. O ruim disso tudo é que crianças nascidas em famílias com essas características assimilam o desprezo, a indiferença e a ingratidão que observam em seus pais. Saliente-se que o importante disso tudo é notar que o egoísmo, no engrandecimento do "eu", incoerentemente, é o principal inimigo do "eu", porque gera desentendimentos e solidão. Para combater as tendências egoístas, devemos sempre nos colocar no lugar do outro e analisar como reagiríamos sendo vítimas do egoísmo de alguém.


         Se sabemos quanto mal o egoísmo pode causar e quão sutilmente ele é capaz de nos dominar, é crucial que nos reformemos intimamente. Devemos fazer isso sem temer as mudanças que virão, pois estas só irão engrandecer em nós a solidariedade e a certeza de que sempre seremos recompensados pelos nossos atos, sejam eles positivos ou negativos, na mesma proporção. A gente colhe o que efetivamente planta!




             Pelotas, 16 de março de 2011.




                  Dr. José Pedro Granero
                              Advogado
                              OAB/RS - 73217

Nenhum comentário:

Postar um comentário