Blog de José Pedro Granero - são textos, mensagens, leituras,opiniões, poesias, Vídeos, tudo relacionados a existência e a beleza da vida nesta imensidão do Universo. Conceitos, reflexões ou comentários de temas variados com todas as complexidas que se apresentam circunstancialmente na vida.
quinta-feira, 31 de março de 2011
quarta-feira, 30 de março de 2011
FRASE DE WILLIAN SHAKESPEARE
"Nunca reveles com facilidade o teu pensamento,
nem executes nunca o que bem não tenhas
ponderado."
(Willian Shakespeare)
nem executes nunca o que bem não tenhas
ponderado."
(Willian Shakespeare)
terça-feira, 29 de março de 2011
O QUE ESTÁ ATRÁS DE NÓS
"O QUE ESTÁ ATRÁS DE NÓS E O QUE
SE ESTENDE À NOSSA FRENTE É MUITO
POUCO COMPARADO AO QUE TEMOS
DENTRO DE NÓS."
(Henry David Thoreau)
SE ESTENDE À NOSSA FRENTE É MUITO
POUCO COMPARADO AO QUE TEMOS
DENTRO DE NÓS."
(Henry David Thoreau)
A PERSITÊNCIA
NADA NO MUNDO PODE SUBSTITUIR A PERSISTÊNCIA.
O TALENTO NÃO PODE;
NADA É MAIS COMUM DO QUE GENTE TALENTOSA MALSUCEDIDA.
A GENIALIDADE NÃO PODE;
GÊNIOS NÃO RECONHECIDOS SÃO QUASE PROVERBIAIS.
A FORMAÇÃO ACADÊMICA NÃO PODE;
O MUNDO ESTÁ CHEIO DE INDIVÍDUOS CARENTES, APESAR DA BOA EDUCAÇÃO.
SOMENTE A DETERMINAÇÃO E A PERSISTÊNCIA SÃO ONIPOTENTES.
O TALENTO NÃO PODE;
NADA É MAIS COMUM DO QUE GENTE TALENTOSA MALSUCEDIDA.
A GENIALIDADE NÃO PODE;
GÊNIOS NÃO RECONHECIDOS SÃO QUASE PROVERBIAIS.
A FORMAÇÃO ACADÊMICA NÃO PODE;
O MUNDO ESTÁ CHEIO DE INDIVÍDUOS CARENTES, APESAR DA BOA EDUCAÇÃO.
SOMENTE A DETERMINAÇÃO E A PERSISTÊNCIA SÃO ONIPOTENTES.
ESPEREMOS
Há outros dias que não têm chegado ainda,
que estão fazendo-se
como o pão ou as cadeiras ou o produto
das farmácias ou das oficinas
- há fábricas de dias que virão -
existem artesãos da alma
que levantam e pesam e preparam
certos dias amargos ou preciosos
que de repente chegam à porta
para premiar-nos
com uma laranja
ou assassinar-nos de imediato.
(Pablo Neruda)
que estão fazendo-se
como o pão ou as cadeiras ou o produto
das farmácias ou das oficinas
- há fábricas de dias que virão -
existem artesãos da alma
que levantam e pesam e preparam
certos dias amargos ou preciosos
que de repente chegam à porta
para premiar-nos
com uma laranja
ou assassinar-nos de imediato.
(Pablo Neruda)
segunda-feira, 28 de março de 2011
sábado, 26 de março de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
QUEM SOU EU...
ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA GRANERO
DR. JOSÉ PEDRO GRANEROADVOGADO
OAB/RS - 73217
Endereço: Rua Padre Anchieta, 1978 - Sala 706 - Centro - Pelotas, RS - CEP: 96015-420
Edifício Princesa do Sul
Fones: (53) 30262703 (53) 81142366
E-mail: granero.josep@gmail.com
QUEM SOU EU...
Sou aquela pessoa que veio ao mundo para realizar seus sonhos e ser feliz. E é o que dá sentido a minha vida, pois, estamos neste mundo para se ocupar de um propósito!... Você vem para esta vida na Terra com talentos e intenções específicos. Seja qual for o propósito de sua alma, sua intuição divina proverá orientação e experiências de vida que o prepararão para desempenhá-lo. Às vezes, nosso propósito não é algo que temos que fazer, mas uma qualidade que desenvolver e partir para um nível melhor. Quando você descobre seu propósito de vida, você libera uma fonte de poder que o habilita a conquistar seus objetivos de modo mais fácil e efetivo. À medida que seu propósito na vida evolui, aumentam sua clareza, sua energia e sua abundância. Lembre-se que o seu propósito na vida não precisa ser um projeto ou empreendimento grandioso. Pode ser uma qualidade a desenvolver ou um, dom a compartilhar com seu semelhante. Ouça a sua voz interior calma e suave e permita que ela lhe mostre o seu propósito na vida; que é o grande segredo da vida, é o que dá sentido à Vida, que são as "coisas". Afinal se os dons são ferramentas para o cumprimento do propósito (s), basta usar as ferramentas e estará exercendo o seu propósito, para ser feliz - devemos investir naquilo que temos habilidades, de fazer - e não naquilo que não temos; sabermos o que é importante para o seu propósito, direciona as escolhas que você faz em todas as áreas de sua vida. 'NADA ACONTECE POR ACASO'... quando vivermos o presente com inteligência e positividade, estamos preparando o futuro, que nada mais é que o desdobrar do patrimônio, imperecível, e vivê-lo é o nosso desafio.
Quando você souber da sua capacidade de realização, comprovando-a na concretização de sonhos transformados em etapas de destino, poderá saber da possibilidade de realização de cada um. Então, assim como será admirado e respeitado, respeitará mais cada ser humano, sabendo que cada um é capaz de evoluir. E será maior ainda se auxiliar cada ser humano no seu autodesenvolvimento. A natureza apenas nos coloca no mundo. Desenvolvimento é uma obrigação de cada um. E para se desenvolver é importante que o homem busque por si mesmo o desenvolvimento. Uma vez que queira, ele encontrará nos mestres pessoas do bem que lhe ensinarão como dar os primeiros passos e como voar os primeiros voos. Seja um sonho de consumo e ajude a todos a também se tornarem sonhos de consumo. Porém, não perca seu tempo com que não quer ir em frente, quem resolveu deixar que a vida lhe viva e não construiu uma vida para viver. Por maior que seja a grandeza atingida, mantenha-se simples. Mesmo que você saia do eixo vez ou outra, porque é humanamente impossível manter-se sempre no eixo, já será uma grande conquista saber-se errado e praticar a humildade de pedir o perdão ou desculpas às pessoas que tenha magoado. Ser alguém que sempre permanece equilibrado, seguro, calmo e perfeitamente gentil e respeitoso. Todavia, lembre-se de que esse é o objetivo de qualquer um que queira se transformar em um "grande homem". Ser simples é não esbanjar ares de grandeza. É ter autoestima, sim, mas não exagerar na dose. É ser exemplo a ser seguido, sem querer dar uma de estrela de máxima grandeza. É assim que você estará para servir na plenitude. As pessoas o procurarão, desde que pratique sua grandeza interior com simplicidade. Ser humilde não significa que não deva exultar de alegria pelos seus grandes feitos. Fale deles com orgulho. Não espere que alguém o venha a fazer. Existe um maldito sentimento em alguns seres de baixo desenvolvimento chamado inveja que não os permite festejar as conquistas dos amigos. Dessa forma, festeje, ria, comemore, celebre e brinque com as pessoas. A pessoa do bem entenderá e participará da sua alegria. É ao festejar seus feitos que você se motivará a continuar buscando mais realizações para ter mais comemorações. Grite mesmo, se preciso for, aos sete ventos, sete mares, sete continentes, sete galáxias a alegria contida que esperava pelo momento da consagração. É assim que se fazem os grandes homens, que pretendem ser exemplos do bem a serem seguidos. Ensine a todos como se festeja um grande feito. Humildade não é se calar após cada vitória e retornar à posição fetal, para comemorar apenas interiormente. É abastecer de combustão o seu ser que irá querer mais e mais. E quanto mais, melhor. Quanto mais alegria demonstrar, mais você se realizará. Deixe que os pobres de espírito rastejem de inveja. Que se lasquem!
A felicidade pertence àqueles que se encontram em perfeito equilíbrio consigo mesmo. Assim, você é o que quer ser e tem o direito de ser assim, tem o direito de desejar, tem o direito de ser feliz e acima de tudo tem o equilíbrio que o leva até Deus. Entendo que sendo assim, seu pensamento estará em sintonia fina com sua alma e seu espírito, que atuarão de forma positiva sobre seu corpo. Nada haverá para somatizar. E a felicidade virá manifestada em seu corpo, alma e espírito se suas práticas não violarem às leis pelas quais o corpo físico, a alma e o espírito são constituídos. Você será quem quiser ser. Portanto, ame-se de verdade e que os caminhos da felicidade e paz interior o alcance em todo o seu esplendor que só uma pessoa pode atingir a sua paz interior. Tendo a compreensão de que todos os seres são como sementes eternas para o homem se tornar um carvalho forte e belo em todo o esplendor que só uma divindade almeja e pode, não se enganem. Só há um caminho - a verdade. As palavras que ouvirem, vocês devem analisá-las detidamente para saber se são corretas. Não se enganem nem se deixem enganar um só momento. Sejam suas próprias luzes. Não se deixem guiar pelos ritos ou qualquer outra pessoa. No entanto, sei, sinto que não estou sozinho na busca de um caminho mais fácil para chegar a Deus.
A FORÇA INTERIOR
Quando você tiver iniciativa, repleta de energia e com toda a disposição interior correta, faz sim a diferença, ocorre que você se liberta instantaneamente, de quaisquer que sejam as amarras que se prendam... Digo que iniciativa não me refiro ao ato de agir de maneira atabalhoada. Sem discernimento, você só conseguirá se enredar ainda mais, e muito mais.
Pois, o maior patrimônio do ser humano consiste na sua disposição, na sua vontade de ir em frente o que significa estar sempre disposto e desfrutar da melhor maneira de pensar que é a sua harmonia e paz interior. Sendo assim, ao desfrutar desses valores tudo poderá acontecer, não se deixe cair no primeiro poço, no primeiro tropeço do dia. Não desperdice - nunca seu humor por pouca coisa. Sabe sua criatividade diminui e você acaba perdendo horas valiosas que poderiam ser usadas para construir seu destino. Seu destino - se é que efetivamente existe. Sabe se hoje você sofre porque um dia se sentiu obrigado a abandonar seus sonhos, certamente lhe faltou apenas um pouco de criatividade, de imaginação e iniciativa própria. Cresça e apodere-se de seu próprio ânimo e faça acontecer. Recomece, viva, no seu dia, uma verdade interior que não poderá ser comprada nem mesmo vendida. Aprenda agir com o estado de espírito sempre alegre, preencha seu espaço da mente, acredite em você e pise fundo. Ocupe o espaço ao redor com ações que engrandeçam. Elogie, deixe de superficialidades, ponha humor nos momentos enfadonhos, pare de sempre procurar nos outros uma réplica do ventre materno, de onde você tudo recebia e sugava. Nunca espere que os outros indivíduos se ajustem ao seu humor momentâneo, nem que fiquem o tempo todo tentando se adequar ao seu jeito. SEJA VOCÊ MESMO (a). Tenha sempre a iniciativa de se tornar luz para todos os ambientes - você poderá mudar sua vida se assim o fizer. Abandone a sala de tortura interior, onde você tenta justificar-se o tempo todo. Não imponha a si mesmo esse enorme fardo. Ponha a sua alma, e sua sinceridade, onde realmente precisam estar e seja simples, cultive a humildade - conduta, valores éticos e morais, onde precisam estar tais valores que há muito em você está perdido e lhe perturba de maneira silenciosa. Aja, e seja realmente feliz, encontre o caminho da felicidade, pois, sinceramente vale a pena e você merece...
Pelotas, 22 de março de 2011.
José Pedro Granero
Advogado
OAB/RS - 73217
Pois, o maior patrimônio do ser humano consiste na sua disposição, na sua vontade de ir em frente o que significa estar sempre disposto e desfrutar da melhor maneira de pensar que é a sua harmonia e paz interior. Sendo assim, ao desfrutar desses valores tudo poderá acontecer, não se deixe cair no primeiro poço, no primeiro tropeço do dia. Não desperdice - nunca seu humor por pouca coisa. Sabe sua criatividade diminui e você acaba perdendo horas valiosas que poderiam ser usadas para construir seu destino. Seu destino - se é que efetivamente existe. Sabe se hoje você sofre porque um dia se sentiu obrigado a abandonar seus sonhos, certamente lhe faltou apenas um pouco de criatividade, de imaginação e iniciativa própria. Cresça e apodere-se de seu próprio ânimo e faça acontecer. Recomece, viva, no seu dia, uma verdade interior que não poderá ser comprada nem mesmo vendida. Aprenda agir com o estado de espírito sempre alegre, preencha seu espaço da mente, acredite em você e pise fundo. Ocupe o espaço ao redor com ações que engrandeçam. Elogie, deixe de superficialidades, ponha humor nos momentos enfadonhos, pare de sempre procurar nos outros uma réplica do ventre materno, de onde você tudo recebia e sugava. Nunca espere que os outros indivíduos se ajustem ao seu humor momentâneo, nem que fiquem o tempo todo tentando se adequar ao seu jeito. SEJA VOCÊ MESMO (a). Tenha sempre a iniciativa de se tornar luz para todos os ambientes - você poderá mudar sua vida se assim o fizer. Abandone a sala de tortura interior, onde você tenta justificar-se o tempo todo. Não imponha a si mesmo esse enorme fardo. Ponha a sua alma, e sua sinceridade, onde realmente precisam estar e seja simples, cultive a humildade - conduta, valores éticos e morais, onde precisam estar tais valores que há muito em você está perdido e lhe perturba de maneira silenciosa. Aja, e seja realmente feliz, encontre o caminho da felicidade, pois, sinceramente vale a pena e você merece...
Pelotas, 22 de março de 2011.
José Pedro Granero
Advogado
OAB/RS - 73217
segunda-feira, 21 de março de 2011
CORAGEM PARA PROSSEGUIR
"Há pessoas que guardam seus sonhos em uma pequena caixa e dizem: - Eu tenho sonhos, é claro que eu tenho sonhos."
Então elas escondem a caixa e a pegam de vez em quando para olhar dentro dela e constatar que eles ainda estão lá.
São belos sonhos, mas que nunca vão sair da caixa.
"É preciso muita coragem para expor seus sonhos..."
(Erma Bombeck)
Então elas escondem a caixa e a pegam de vez em quando para olhar dentro dela e constatar que eles ainda estão lá.
São belos sonhos, mas que nunca vão sair da caixa.
"É preciso muita coragem para expor seus sonhos..."
(Erma Bombeck)
ROMPENDO O PASSADO
Quem quiser nascer tem que destruir um mundo; destruir
no sentido de romper com o passado e as tradições já
mortas, de desvincular-se do meio excessivamente
cômodo e seguro da infância para a consequente dolorosa
busca da própria razão do existir: SER é OUSAR SER.
(Hermann Hesse, Demian)
no sentido de romper com o passado e as tradições já
mortas, de desvincular-se do meio excessivamente
cômodo e seguro da infância para a consequente dolorosa
busca da própria razão do existir: SER é OUSAR SER.
(Hermann Hesse, Demian)
MENSAGEM DE (SIDHARTHA GAUTAMA)
Aferem-se fortemente à verdade
e dela não se separem jamais.
Sejam suas próprias luzes. Não se
deixem guiar pelos ritos ou qualquer
pessoa que se diga mestre. Só há um
caminho - a verdade. As palavras que
ouvirem, vocês devem analisá-las
detidamente para saber se são corretas.
Não se enganem nem se deixem enganar
um só momento.
(o Buda)
e dela não se separem jamais.
Sejam suas próprias luzes. Não se
deixem guiar pelos ritos ou qualquer
pessoa que se diga mestre. Só há um
caminho - a verdade. As palavras que
ouvirem, vocês devem analisá-las
detidamente para saber se são corretas.
Não se enganem nem se deixem enganar
um só momento.
(o Buda)
A MENTE E A FÉ
"Você cria na mente aquilo em que
deposita a sua fé, e você o faz para
certificar-se de que aquilo em que
crê é o certo."
deposita a sua fé, e você o faz para
certificar-se de que aquilo em que
crê é o certo."
domingo, 20 de março de 2011
VOCÊ GANHA FORÇA
"Você ganha força, coragem e confiança
em cada experiência, na qual realmente
ouse encarar o medo de frente."
(Anna Eleonor Roosevelt)
em cada experiência, na qual realmente
ouse encarar o medo de frente."
(Anna Eleonor Roosevelt)
sábado, 19 de março de 2011
ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA GRANERO - DR. JOSÉ PEDRO GRANERO - ADVOGADO OAB/RS - 73217

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA GRANERO
DR. JOSÉ PEDRO GRANERO
ADVOGADO
OAB/RS - 73217
Endereço: Rua Padre Anchieta, 1978 - Sala 706 - Centro - Pelotas/RS - CEP: 96015-480 Edifício Princesa do Sul
Fone: (53) 30262703
(53) 81142366
E-mail: granero.josep@gmail.com
FRASES DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
O dia mais belo: hoje
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
o mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR!!!
(Madre Tereza de Calcutá)
A coisa mais fácil: errar
O maior obstáculo: o medo
O maior erro: o abandono
A raiz de todos os males: o egoísmo
A distração mais bela: o trabalho
A pior derrota: o desânimo
Os melhores professores: as crianças
A primeira necessidade: comunicar-se
O que traz felicidade: ser útil aos demais
O pior defeito: o mau humor
A pessoa mais perigosa: a mentirosa
O pior sentimento: o rancor
O presente mais belo: o perdão
o mais imprescindível: o lar
A rota mais rápida: o caminho certo
A sensação mais agradável: a paz interior
A maior proteção efetiva: o sorriso
O maior remédio: o otimismo
A maior satisfação: o dever cumprido
A força mais potente do mundo: a fé
As pessoas mais necessárias: os pais
A mais bela de todas as coisas: O AMOR!!!
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"Não me ame por beleza, pois um dia
ela acaba, não ame por admiração, pois
um dia posso me decepcionar.
Ame apenas, pois o tempo nunca poderá
apagar um amor sem explicação."
(Madre Tereza de Calcutá)
ela acaba, não ame por admiração, pois
um dia posso me decepcionar.
Ame apenas, pois o tempo nunca poderá
apagar um amor sem explicação."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"Dê ao mundo o melhor de você,
mas isso pode não ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja você que, no final das contas,
é tudo entre VOCÊ e DEUS. Nunca
foi entre você e os outros."
(Madre Tereza de Calcutá)
mas isso pode não ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja você que, no final das contas,
é tudo entre VOCÊ e DEUS. Nunca
foi entre você e os outros."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"NÃO É O QUE VOCÊ FAZ, MAS
QUANTO AMOR VOCÊ DEDICA
NO QUE FAZ QUE REALMENTE
IMPORTA."
(Madre Tereza de Calcutá)
QUANTO AMOR VOCÊ DEDICA
NO QUE FAZ QUE REALMENTE
IMPORTA."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"Tem sempre presente que a pele se
enruga, que o cabelo se torna branco,
que os dias se convertem em anos,
mas o mais importante não muda: tua
força interior."
(Madre Tereza de Calcutá)
enruga, que o cabelo se torna branco,
que os dias se convertem em anos,
mas o mais importante não muda: tua
força interior."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"UM CORAÇÃO FELIZ É O RESULTADO
INEVITÁVEL DE UM CORAÇÃO ARDENTE
DE AMOR."
(Madre Tereza de Calcutá)
INEVITÁVEL DE UM CORAÇÃO ARDENTE
DE AMOR."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"Todas as nossas palavras serão inúteis
se não brotarem do fundo do coração. As
palavras que não dão luz aumentam a
escuridão."
(Madre Tereza de Calcutá)
se não brotarem do fundo do coração. As
palavras que não dão luz aumentam a
escuridão."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"O AMOR, PARA SER VERDADEIRO,
TEM DE DOER. NÃO BASTA DAR O
SUPÉRFLUO A QUEM NECESSITA,
É PRECISO DAR ATÉ QUE ISSO
NOS MACHUQUE."
(Madre Tereza de Calcutá)
TEM DE DOER. NÃO BASTA DAR O
SUPÉRFLUO A QUEM NECESSITA,
É PRECISO DAR ATÉ QUE ISSO
NOS MACHUQUE."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"Nunca compreenderemos o quanto um
simples sorriso pode fazer."
(Madre Tereza de Calcutá)
simples sorriso pode fazer."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ
"NESTA VIDA, NÃO PODEMOS
REALIZAR GRANDES COISAS.
PODEMOS APENAS FAZER
PEQUENAS COISAS COM UM
GRANDE AMOR."
(Madre Tereza de Calcutá)
REALIZAR GRANDES COISAS.
PODEMOS APENAS FAZER
PEQUENAS COISAS COM UM
GRANDE AMOR."
(Madre Tereza de Calcutá)
FRASE DE KHALIL GIBRAN
"Cantem e dancem juntos, e sejam
felizes, mas devem ser independentes,
como as cordas de um alaríde são
independentes uma das outras, embora
vibrem com a mesma música."
(Khalil Gibran)
felizes, mas devem ser independentes,
como as cordas de um alaríde são
independentes uma das outras, embora
vibrem com a mesma música."
(Khalil Gibran)
FRASE DE KAHLIL GIBRAN
"Tu pouco dás de tuas posses.
É quando dás de ti próprio que
realmente estás dando. É belo
dar quando solicitado, é mais
belo ainda dar quando não
solicitado; dar por haver apenas
compreendido."
(Khahil Gibran)
É quando dás de ti próprio que
realmente estás dando. É belo
dar quando solicitado, é mais
belo ainda dar quando não
solicitado; dar por haver apenas
compreendido."
(Khahil Gibran)
FRASE DE KAHLIL GIBRAN
"A vida é uma ilha, as rochas são
teus desejos, sonhos árvores e
flores solidão."
(Khalil Gibran)
teus desejos, sonhos árvores e
flores solidão."
(Khalil Gibran)
FRASE DE KAHLIL GIBRAN
"O IMPORTANTE PARA UMA
PESSOA NÃO SÃO OS SEUS
SUCESSOS, MAS SIM QUANTO
OS DESEJA."
(Khalil Gibran)
PESSOA NÃO SÃO OS SEUS
SUCESSOS, MAS SIM QUANTO
OS DESEJA."
(Khalil Gibran)
sexta-feira, 18 de março de 2011
FRASE DE KHALIL GIBRAN
"A verdade de outra pessoa não está
no que ela te revela, mas naquilo que
não pode revelar-te. Portanto, se
quiseres compreendê-la, não escute o que
ela diz, mas, antes, o que ela não diz."
(Khalil Gibran)
no que ela te revela, mas naquilo que
não pode revelar-te. Portanto, se
quiseres compreendê-la, não escute o que
ela diz, mas, antes, o que ela não diz."
(Khalil Gibran)
FRASE DE KAHLIL GIBRAN
"Para entender o coração e a mente de uma
pessoa, não olhe para o que ela já conseguiu,
mas para o que ela aspira."
(Khalil Gibran)
pessoa, não olhe para o que ela já conseguiu,
mas para o que ela aspira."
(Khalil Gibran)
FRASE DE KAHLIL GIBRAN
"No amor, fiquem juntos, mas não tão
juntos, pois os pilares do templo ficam
bastante afastados e o carvalho e o cipreste
não crescem um na sombra do outro".
(Kahlil Gibran)
juntos, pois os pilares do templo ficam
bastante afastados e o carvalho e o cipreste
não crescem um na sombra do outro".
(Kahlil Gibran)
VIVER SEM QUESTIONAR É VIVER SEM PRAZER
"VIVER SEM QUESTIONAR É VIVER SEM O
PRAZER E A ENERGIA DO APRENDER.
NOSSA CAPACIDADE DE QUESTIONAR
NOS PERMITE APRENDER A FAZER,
APRENDER A CONVIVER E, ACIMA DE
TUDO, APRENDER A SER."
PRAZER E A ENERGIA DO APRENDER.
NOSSA CAPACIDADE DE QUESTIONAR
NOS PERMITE APRENDER A FAZER,
APRENDER A CONVIVER E, ACIMA DE
TUDO, APRENDER A SER."
A VIDA É A SUA MAIOR MESTRA
"LEMBRE-SE, A VIDA É SUA MAIOR
MESTRA E VOCÊ TEM A CAPACIDADE
DE APRENDER COM ELA. PERMITA-SE
USAR OS PROBLEMAS QUE ENFRENTA
COMO OPORTUNIDADES PARA SE TORNAR
UMA PESSOA MELHOR!
MESTRA E VOCÊ TEM A CAPACIDADE
DE APRENDER COM ELA. PERMITA-SE
USAR OS PROBLEMAS QUE ENFRENTA
COMO OPORTUNIDADES PARA SE TORNAR
UMA PESSOA MELHOR!
quinta-feira, 17 de março de 2011
O UNIVERSO CONSPIRA A SEU FAVOR.
"QUANDO UMA CRIATURA HUMANA
DESPERTA PARA UM GRANDE SONHO E
SOBRE ELE LANÇA TODA A FORÇA DE
SUA ALMA... TODO O UNIVERSO CONSPIRA
A SEU FAVOR."
(Goethe)
DESPERTA PARA UM GRANDE SONHO E
SOBRE ELE LANÇA TODA A FORÇA DE
SUA ALMA... TODO O UNIVERSO CONSPIRA
A SEU FAVOR."
(Goethe)
NUNCA PERCA A FÉ NA HUMANIDADE.
"NUNCA PERCA A FÉ NA HUMANIDADE,
POIS ELA É COMO O OCEANO. SÓ PORQUE
EXISTEM ALGUMAS GOTAS DE ÁGUA SUJA
NELE, NÃO QUER DIZER QUE ELE ESTEJA
SUJO POR COMPLETO".
(Mahatma Gandhi)
POIS ELA É COMO O OCEANO. SÓ PORQUE
EXISTEM ALGUMAS GOTAS DE ÁGUA SUJA
NELE, NÃO QUER DIZER QUE ELE ESTEJA
SUJO POR COMPLETO".
(Mahatma Gandhi)
quarta-feira, 16 de março de 2011
O FRIO QUE VEM DE DENTRO
Seis homens ficaram bloqueados numa caverna por uma
avalanche de neve e teriam de esperar até o amanhecer para
serem socorridos. Cada um deles trazia um pouco de lenha
e havia uma pequena fogueira ao redor da qual eles se
aqueciam. Todos sabiam que, se o fogo se apagasse, o frio da
madrugada os mataria; logo, para que a fogueira se mantivesse
acesa, cada um deveria colocar nela o seu feixe de lenha. Era a
única forma de sobreviverem. Mas um dos presentes olhou
demoradamente para os outros cinco e, vendo que um deles tinha
a pele escura, pensou: "Não vou desperdiçar a minha lenha para
aquecer um negro." E, assim, guardou-a, protegendo-a dos olhares dos demais.
Em seguida, o homem bem vestido que esta ao seu lado olhou
ao redor e, vendo um pobre montanhês de aspecto rude, com roupas velhas e remendadas, calculou o valor da sua lenha e
pensou: "Eu, dar a minha lenha para aquecer essa maltrapilho?
Nem pensar!" E este também protegeu o seu feixe de lenha.
Um outro homem, com os olhos faiscando de ira e de ressentimento, olhando para o aspecto abastado de alguns dos
presentes na caverna, pensou de modo muito prático: "Pode ser
que eu precise desta lenha para me defender; além disso, eu
jamais ajudaria a salvar aqueles que me oprimem."E, então,
guardou sua lenha com cuidado.
O pobre da montanha, por sua vez, conhecendo mais que
os outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve, pensou:
"Essa nevasca pode durar vários dias; vou guardar minha lenha."
Havia entre eles um homem que parecia alheio a tudo, um
sonhador. Este olhava fixamente para as brasas; nem lhe passou
pela cabeça oferecer o seu feixe de lenha para alimentar a fogueira - o seu deleite pessoal em apreciar o fogo o impedia de
pensar em ser útil naquele momento.
Por fim, havia um hnomem que trazia nos vincos da testa e
nas mãos calosas as marcas de uma vida de trabalho. Este pensou
rapidamente: "Esta lenha é minha, custou o meu trabalho e não
a darei a ninguém, nem mesmo o menor dos gravetos."
E, assim, cada qual com seus pensamentos, os seis homens
permaneceram imóveis ao lado de uma fogueira que foi se extinguindo até apagar-se, com a última brasa cobrindo-se de cinzas.
Ao alvorecer, quando os homens do socorro chegaram na caverna, encontraram seis cadáveres congelados, cada qual segurando um feixe de lenha.
Olhando para aquele triste quadro, o chede da equipe de socorro disse:
- O frio que os matou não foi o frio de fora, mas o frio de
dentro.
avalanche de neve e teriam de esperar até o amanhecer para
serem socorridos. Cada um deles trazia um pouco de lenha
e havia uma pequena fogueira ao redor da qual eles se
aqueciam. Todos sabiam que, se o fogo se apagasse, o frio da
madrugada os mataria; logo, para que a fogueira se mantivesse
acesa, cada um deveria colocar nela o seu feixe de lenha. Era a
única forma de sobreviverem. Mas um dos presentes olhou
demoradamente para os outros cinco e, vendo que um deles tinha
a pele escura, pensou: "Não vou desperdiçar a minha lenha para
aquecer um negro." E, assim, guardou-a, protegendo-a dos olhares dos demais.
Em seguida, o homem bem vestido que esta ao seu lado olhou
ao redor e, vendo um pobre montanhês de aspecto rude, com roupas velhas e remendadas, calculou o valor da sua lenha e
pensou: "Eu, dar a minha lenha para aquecer essa maltrapilho?
Nem pensar!" E este também protegeu o seu feixe de lenha.
Um outro homem, com os olhos faiscando de ira e de ressentimento, olhando para o aspecto abastado de alguns dos
presentes na caverna, pensou de modo muito prático: "Pode ser
que eu precise desta lenha para me defender; além disso, eu
jamais ajudaria a salvar aqueles que me oprimem."E, então,
guardou sua lenha com cuidado.
O pobre da montanha, por sua vez, conhecendo mais que
os outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve, pensou:
"Essa nevasca pode durar vários dias; vou guardar minha lenha."
Havia entre eles um homem que parecia alheio a tudo, um
sonhador. Este olhava fixamente para as brasas; nem lhe passou
pela cabeça oferecer o seu feixe de lenha para alimentar a fogueira - o seu deleite pessoal em apreciar o fogo o impedia de
pensar em ser útil naquele momento.
Por fim, havia um hnomem que trazia nos vincos da testa e
nas mãos calosas as marcas de uma vida de trabalho. Este pensou
rapidamente: "Esta lenha é minha, custou o meu trabalho e não
a darei a ninguém, nem mesmo o menor dos gravetos."
E, assim, cada qual com seus pensamentos, os seis homens
permaneceram imóveis ao lado de uma fogueira que foi se extinguindo até apagar-se, com a última brasa cobrindo-se de cinzas.
Ao alvorecer, quando os homens do socorro chegaram na caverna, encontraram seis cadáveres congelados, cada qual segurando um feixe de lenha.
Olhando para aquele triste quadro, o chede da equipe de socorro disse:
- O frio que os matou não foi o frio de fora, mas o frio de
dentro.
EGOÍSMO - SENTIMENTO INDESEJADO.
Como devemos alcançar a prosperidade: Observemos a seguinte regra máxima: "fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fosse feito". Simples, porém não é fácil, em razão do egoísmo arraigado na maioria das pessoas ou seres individuais - esse desmedido sentimento de amor por si mesmo, sem considerar os interesses dos outros.
Egoísmo é o sentimento que leva indivíduos a procurarem obter vantagem sempre e em tudo, esquecendo-se de que, para haver sucesso em um negócio ou simplesmente harmonia em um relacionamento, faz-se necessário partilhar e vivenciar o "ganha-ganha". Esse sentimento negativo manifesta-se na vida das pessoas de várias formas, como obesidade, ciúme ou isolamento, para citar as mais comuns. Obesidade, por exemplo, pode desenvolver-se em pessoas que querem ter sempre mais e sentem medo de "ficar sem". O ciúme, por sua vez, pode destruir qualquer relacionamento, seja familiar, social ou amoroso, por causa da possessividade e da manipulação comuns a pessoas ciumentas. Já o isolamento pode ser mais notado no ambiente familiar: cada um cuidando de suas próprias necessidades e afastando-se do convívio, do compartilhamento e da fraternidade familiares. Relacionamentos saudáveis são impossíveis entre pessoas que só pensam em si mesmas. O ruim disso tudo é que crianças nascidas em famílias com essas características assimilam o desprezo, a indiferença e a ingratidão que observam em seus pais. Saliente-se que o importante disso tudo é notar que o egoísmo, no engrandecimento do "eu", incoerentemente, é o principal inimigo do "eu", porque gera desentendimentos e solidão. Para combater as tendências egoístas, devemos sempre nos colocar no lugar do outro e analisar como reagiríamos sendo vítimas do egoísmo de alguém.
Se sabemos quanto mal o egoísmo pode causar e quão sutilmente ele é capaz de nos dominar, é crucial que nos reformemos intimamente. Devemos fazer isso sem temer as mudanças que virão, pois estas só irão engrandecer em nós a solidariedade e a certeza de que sempre seremos recompensados pelos nossos atos, sejam eles positivos ou negativos, na mesma proporção. A gente colhe o que efetivamente planta!
Pelotas, 16 de março de 2011.
Dr. José Pedro Granero
Advogado
OAB/RS - 73217
terça-feira, 15 de março de 2011
DESEJO
Desejo
Desejo primeiro, que você ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer e esquecendo não guarde mágoa. Desejo pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos, que mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fiéis, e que em pelo menos num deles você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim, desejo ainda que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil, mas não insubstituível. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante; não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente, e que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você sendo jovem não amadureça depressa demais, e que sendo maduro, não insista em rejuvenescer e que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste; não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom; o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a despeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o João-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal; porque assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por mais minúscula que seja, e acompanhe o seu crescimento, para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga “Isso é meu”, só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum dos seus afetos morra, por ele e por você, mas que se morrer, você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você sendo um homem, tenha uma boa mulher, e que sendo uma mulher, tenha um bom homem e que se amem hoje, amanhã e no dia seguinte, e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer, não tenho nada mais a te desejar.
Victor Hugo
Desejo primeiro, que você ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer e esquecendo não guarde mágoa. Desejo pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos, que mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fiéis, e que em pelo menos num deles você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim, desejo ainda que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil, mas não insubstituível. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante; não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente, e que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você sendo jovem não amadureça depressa demais, e que sendo maduro, não insista em rejuvenescer e que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste; não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom; o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a despeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o João-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal; porque assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por mais minúscula que seja, e acompanhe o seu crescimento, para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga “Isso é meu”, só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum dos seus afetos morra, por ele e por você, mas que se morrer, você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você sendo um homem, tenha uma boa mulher, e que sendo uma mulher, tenha um bom homem e que se amem hoje, amanhã e no dia seguinte, e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer, não tenho nada mais a te desejar.
Victor Hugo
O CAMINHO
O Caminho
Só a liberdade, mesmo que incompreendido ninho da vaidade, pode levar o homem a aceitar o caminho.
Só a verdade, mesmo que duro espinho da lealdade, pode levar o homem a buscar o caminho.
Só a justiça, mesmo que tardio vinho da vida, pode levar o homem a encontrar o caminho.
Só a paz, mesmo que monótono carinho audaz, pode levar o homem a seguir o caminho.
Só o amor, mesmo que penitente linho da dor, pode levar o homem a insistir no caminho.
No caminho, a liberdade leva à verdade, que encontra a justiça, que traz a paz, que chega ao Amor.
(Rodrigo Bentes Diniz)
Só a liberdade, mesmo que incompreendido ninho da vaidade, pode levar o homem a aceitar o caminho.
Só a verdade, mesmo que duro espinho da lealdade, pode levar o homem a buscar o caminho.
Só a justiça, mesmo que tardio vinho da vida, pode levar o homem a encontrar o caminho.
Só a paz, mesmo que monótono carinho audaz, pode levar o homem a seguir o caminho.
Só o amor, mesmo que penitente linho da dor, pode levar o homem a insistir no caminho.
No caminho, a liberdade leva à verdade, que encontra a justiça, que traz a paz, que chega ao Amor.
(Rodrigo Bentes Diniz)
UNA VIDA
"UNA VIDA QUE SUME PUEDE
SER EL PRIMER LADRILLO PARA
CONSTRUIR UNA VIDA FELIZ."
(Jorge Bucay)
SER EL PRIMER LADRILLO PARA
CONSTRUIR UNA VIDA FELIZ."
(Jorge Bucay)
LO IMPORTANTE ES LA VIDA
"CRECER SIN QUE LA ALTURA
ME HAGA PERDER DE VISTA LO
IMPORTANTE. Y LO IMPORTANTE...
ES LA VIDA."
(Jorge Bucay)
ME HAGA PERDER DE VISTA LO
IMPORTANTE. Y LO IMPORTANTE...
ES LA VIDA."
(Jorge Bucay)
EL CAMINO
"EL CAMINO MARCA UNA DIRECCIÓN.
Y UNA DIRECCIÓN ES MUCHO MÁS
QUE UN RESULTADO."
(Jorge Bucay)
Y UNA DIRECCIÓN ES MUCHO MÁS
QUE UN RESULTADO."
(Jorge Bucay)
RESPONSABLES DE LAS EMOCIONES
"NO SOMOS RESPONSABLES DE LAS
EMOCIONES, PERO SÍ DE LO QUE
HACEMOS CON LAS EMOCIONES."
(Jorge Bucay)
EMOCIONES, PERO SÍ DE LO QUE
HACEMOS CON LAS EMOCIONES."
(Jorge Bucay)
EL VERDADERO AMOR
"EL VERDADERO AMOR NO ES OTRA
COSA QUE EL DESEO INEVITABLE
DE AYUDAR AL OTRO PARA QUE
SEA QUIEN ES."
(Jorge Bucay)
COSA QUE EL DESEO INEVITABLE
DE AYUDAR AL OTRO PARA QUE
SEA QUIEN ES."
(Jorge Bucay)
A MAIOR SOLIDÃO (VINÍCIUS DE MORAES) - PARA REFLEXÃO
A MAIOR SOLIDÃO É A DO SER QUE NÃO AMA. A MAIOR SOLIDÃO É A DO SER QUE SE AUSENTA, QUE SE DEFENDE, QUE SE FECHA, QUE SE RECUSA A PARTICIPAR DA VIDA HUMANA. A MAIOR SOLIDÃO É A DO HOMEM ENCERRADO EM SI MESMO, NO ABSOLUTO DE SI MESMO, O QUE NÃO DÁ A QUEM PEDE O QUE ELE PODE DAR DE AMOR, DE AMIZADE, DE SOCORRO. O MAIOR SOLITÁRIO É O QUE TEM MEDO DE AMOR, O QUE TEM MEDO DE FERIR E FERIR-SE, O SER CASTO DE MULHER, DO AMIGO, DO POVO, DO MUNDO. ESSE QUEIMA COMO LÂMPADA TRISTE, CUJO REFLEXO ENTRISTECE TAMBÉM TUDO EM TORNO. ELE É A ANGÚSTIA DO MUNDO QUE REFLETE. ELE É O QUE SE RECUSA ÀS VERDADEIRAS FONTES DA EMOÇÃO, AS QUAIS SÃO PATRIMÔNIO DE TODOS, E, ENCERRADO EM SEU DURO PRIVILÉGIO, SEMEIA PEDRAS DO ALTO DE SUA FRIA E DESOLADA TORRE.
(Vinícius de Mores)
(Vinícius de Mores)
FELICIDADE E ESFORÇO
"NENHUMA ALEGRIA SE COLHE SEM
TRABALHO; TODA A FELICIDADE
SUPÕE ESFORÇO."
(Jules Payot)
TRABALHO; TODA A FELICIDADE
SUPÕE ESFORÇO."
(Jules Payot)
APRENDER SEM PENSAR
"APRENDER SEM PENSAR É ESFORÇO VÃO;
PENSAR SEM NADA APRENDER É NOCIVO."
(Confúcio)
PENSAR SEM NADA APRENDER É NOCIVO."
(Confúcio)
VERDADEURA AMIZADE
"A VERDADEIRA AMIZADE É COMO A
SAÚDE PERFEITA, SEU VALOR
RARAMENTE É RECONHECIDO ATÉ QUE
SEJA PERDIDA."
(Charles Caleb Colton)
SAÚDE PERFEITA, SEU VALOR
RARAMENTE É RECONHECIDO ATÉ QUE
SEJA PERDIDA."
(Charles Caleb Colton)
MEMÓRIA E JUÍZO
"TODOS SE LAMENTAM DA PRÓPRIA MEMÓRIA,
E NINGUÉM SE LAMENTA DO PRÓPRIO JUÍZO."
(La Rochefoucauld)
E NINGUÉM SE LAMENTA DO PRÓPRIO JUÍZO."
(La Rochefoucauld)
ORGULHO PARA QUÊ?
Um dos sentimentos que mais prejuízos pode provocar
aos seres humanos, com toda sutileza, chama-se orgulho.
Orgulho é o sentimento de amor-próprio, quase sempre
exagerado, que torna as pessoas arrogantes, levando-as
a se julgarem superiores uma às outras, achando-se no
direito de menosprezar as que considerem inferiores a elas.
Diferentemente do que se imagina, pessoas orgulhosas
encontram-se em todas as classes sociais, porque arrogância
independe de condição financeira, relacionando-se diretamente
com a personalidade e o caráter de cada uma.
Entendendo que prosperidade é uma condição de vida na
qual se desfruta, ao mesmo tempo, de boa saúde, boa vida
familiar e social, e situação financeira favorável, logo
percebemos que pessoas orgulhosas jamais conseguirão ser
prósperas, pois sua altivez afasta familiares e amigos, e
dificulta a realização de um trabalho gratificante, além de gerar
culpa que, com o passar dos anos, pode se transformar em doenças. O orgulho causa danos de modo muito sutil, quase
inperceptível, àqueles que se deixam cegar pelo poder, dinheiro
ou beleza que possuem.
As grandes oportunidades de liderança e de destaque que
temos na vida devem ser encaradas como missões existenciais,
nas quais, como líderes, carregamos a enorme responsabilidade
de conduzir vidas e carreiras e, acima de tudo, de servir de
exemplo de dignidade, honestidade e sensatez. Somente com
simplicidade e lealdade é possível cativar pessoas e fazer amigos
sinceros.
Na vida, todo caminho traçado com orgulho será sempre
mais difícil, uma vez que pessoas arrogantes geram uma barreira
impenetrável entre elas e os outros, a qual lhes permite crescer.
Sem o apoio de outras pessoas - familiares, amigos, colegas de
trabalho, profissionais das mais diversas áreas - não vamos a
lugar nenhum. Orgulho para quê, se, no final independentemente
de cor, dinheiro ou posição social, passaremos todos nós, igualmente, pela experiência inevitável da morte?
Sabendo disso, educadores e pais devem preocupar-se em
ensinar aos jovens a simplicidade e a doçura; a verdadeira educação, que consiste em respeitar e valorizar as pessoas como
elas são, sem distinções. Temos de aprender, sob todas as circunstâncias, a valorizar o SER - que é eterno e verdadeiro -, antes do TER - que é efêmero.
aos seres humanos, com toda sutileza, chama-se orgulho.
Orgulho é o sentimento de amor-próprio, quase sempre
exagerado, que torna as pessoas arrogantes, levando-as
a se julgarem superiores uma às outras, achando-se no
direito de menosprezar as que considerem inferiores a elas.
Diferentemente do que se imagina, pessoas orgulhosas
encontram-se em todas as classes sociais, porque arrogância
independe de condição financeira, relacionando-se diretamente
com a personalidade e o caráter de cada uma.
Entendendo que prosperidade é uma condição de vida na
qual se desfruta, ao mesmo tempo, de boa saúde, boa vida
familiar e social, e situação financeira favorável, logo
percebemos que pessoas orgulhosas jamais conseguirão ser
prósperas, pois sua altivez afasta familiares e amigos, e
dificulta a realização de um trabalho gratificante, além de gerar
culpa que, com o passar dos anos, pode se transformar em doenças. O orgulho causa danos de modo muito sutil, quase
inperceptível, àqueles que se deixam cegar pelo poder, dinheiro
ou beleza que possuem.
As grandes oportunidades de liderança e de destaque que
temos na vida devem ser encaradas como missões existenciais,
nas quais, como líderes, carregamos a enorme responsabilidade
de conduzir vidas e carreiras e, acima de tudo, de servir de
exemplo de dignidade, honestidade e sensatez. Somente com
simplicidade e lealdade é possível cativar pessoas e fazer amigos
sinceros.
Na vida, todo caminho traçado com orgulho será sempre
mais difícil, uma vez que pessoas arrogantes geram uma barreira
impenetrável entre elas e os outros, a qual lhes permite crescer.
Sem o apoio de outras pessoas - familiares, amigos, colegas de
trabalho, profissionais das mais diversas áreas - não vamos a
lugar nenhum. Orgulho para quê, se, no final independentemente
de cor, dinheiro ou posição social, passaremos todos nós, igualmente, pela experiência inevitável da morte?
Sabendo disso, educadores e pais devem preocupar-se em
ensinar aos jovens a simplicidade e a doçura; a verdadeira educação, que consiste em respeitar e valorizar as pessoas como
elas são, sem distinções. Temos de aprender, sob todas as circunstâncias, a valorizar o SER - que é eterno e verdadeiro -, antes do TER - que é efêmero.
Assinar:
Postagens (Atom)