segunda-feira, 25 de junho de 2012




NUNCA É TARDE PARA SER O QUE VOCÊ PODERIA TER SIDO.

 

por José Pedro Granero, segunda, 25 de Junho de 2012 às 14:45 ·
      Nossa sociedade trata o envelhecimento ou a velhice como se fosse uma doença. Parece haver necessidade de todo tipo de programa de auxílio a idosos para entupi-los de remédios, evitando que morram antes do tempo. Mas os idosos aprenderam grandes lições sobre como cuidar de si mesmos, como poupar algum dinheiro, como ser criativos, e, mesmo assim, nós o tratamos como inúteis, pois esse é o mito que criamos em torno deles.
     Essa ideia negativa acerca da velhice logo se torna convincente, iludindo até os próprios idosos. Algumas pessoas mais velhas, quando se aposentam, começam a caminhar de maneira diferente. Passam a mancar e arrastar os pés. Falam de outro modo também,como se estivessem numa peça com novos papéis a desempenhar. Param de se exercitar porque agora estão velhos. As vozes ficam agudas, frágeis, esganiçadas e fracas. Quanto disso se deve ao declínio físico e quanto se deve a viver uma história já um tanto escrita?
     O fato é que os idosos de hoje não estão tão próximos da morte como pensamos, ou como eles mesmos pensam. Ser livre não é nada. Tornar-se livre é tudo. Ser livre é apenas mais uma ideia estática. Mesmo que soe bem, não vai durar, porque histórias não duram. Se não há conteúdo nelas, como poderiam durar? Mas tornar-se livre não é uma história - é uma ação! É o movimento numa jornada. Na verdade, é um glorioso movimento que nos leva para além do tempo e do espaço.
      Qual seria sua idade se você não soubesse quantos anos tem? E se algo inesperado apagasse sua memória e você se visse numa cidade remota em outro continente? Você teria todos os seus talentos e habilidades e poderia começar uma nova vida. Não saberia quantos anos tem, nem teria uma vida antiga para seguir reproduzindo ou até para se deprimir por completo. Qual seria a sua idade então?
      Gostaria de se olhar no espelho e tentar com isso se descobrir por completo? Você é velho? Não pode ser velho a menos que tenha uma história dizendo isso. Não pode estar cansado do mundo a não ser que tenha uma grande e pesada história sobre o que aconteceu com você. E se alguém apagasse isso tudo?
      Interessante, muitas pessoas dizem que suas histórias não foram escritas por elas, mas pelas circunstâncias da Vida. Por favor, não reflitam assim. Existem pessoas muito felizes que tiveram de suportar circunstâncias terríveis. Assim como há pessoas muito deprimidas que foram protegidas e cuidadas durante todo o transcorrer de suas vidas. Onde estão a causa e o efeito nessas histórias? As circunstâncias não significam nada. Sua história sobre as circunstâncias é tudo. Sendo assim, pense, reflita sobre esse momento em sua vida:  - se você não soubesse a sua idade, quantos anos diria que tem? ...


Por:   José Pedro Granero
Blog do Granero - site: http://blogdograneroblogscom.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário