sexta-feira, 15 de junho de 2012

O DESAFIO É SER VERDADEIRO EM CADA FASE DA VIDA



  1. "A sociedade em que vivemos tenta não apenas tirar nosso direito à morte, mas também nosso direito à própria vida. Com frequência, priva a infância de alegria, submete o adolescente rebelde a uma causa inútil, força o adulto a uma incerteza contínua; porém, mais trágico que tudo, nega-nos a dignidade de nossa velhice. Os idosos são privados de opções, a única coisa pela qual lutaram durante a vida inteira. E sem opção, são relegados à decadência - sozinhos, solitários e desamparados. Não nos deixam envelhecer sem uma profunda sensação de vergonha. Dizem-nos que as rugas devem ser odiadas; que perder o vigor fisiológico é se tornar inútil; que com nossos sentidos debilitados perdemos toda esperança de alegria, estética e produtividade. O desafio de tudo isso é ser verdadeiro em cada fase da vida. Se o significado da vida deve ser descoberto, está intrínseco em cada fase, quando assumimos o desafio de realizar cada momento de cada dia, enquanto o vivemos. Mesmo quando decidimos que a vida, quer vivida na riqueza ou pobreza, alegria ou desespero, dor ou serenidade, não nos tem levado realmente a parte alguma, devemos optar por continuar a viver e avançar. A vida irrealizada é, em si mesma, um propósito suficiente.
    A morte também tem uma finalidade. Não é simplesmente o fim da vida, mas também, a última fase do desenvolvimento.
    As pessoas idosas plenamente atuantes não têm tempo de sentar-se e esperar a morte. Veem-se diante da tarefa de atravessar e realizar duas novas fases - sua velhice e sua morte. Devem adquirir confiança e dar um propósito ao seu tempo limitado na Terra; devem reconciliar-se com o conhecimento de que, um dia, serão deixadas para trás ou mesmo esquecidas, mas que a experiência de vida terá sido suficiente. Ignorar esta tarefa é perder a oportunidade de uma vida pessoal prolongada em dignidade, através da busca de experiências, que somente a velhice pode oferecer. Os tesouros mais valiosos dos idosos ainda são as surpresas constantes que a vida diária pode trazer. Eles podem escolher a vida. Não precisam optar por confusão, medo, desespero, solidão e isolamento. Podem escolher a si mesmos como um potencial ainda irrealizado e, ao fazê-lo, podem optar pela realização contínua.

    Não se econtra o significado da vida olhando para trás, para o cordão contínuo da infância à velhice. A vida é mais do que simplesmente, nascer, crescer e amadurecer. Se o significado da vida deve ser descoberto, está intrínseco em cada fase, quando assumimos o desafio de realizar cada momento de cada dia, em um novo e maravilhoso dia, enquanto assim o pudermos vivê-lo com toda a sua intensidade. O propósito da vida, afinal de contas, é vivê-la, gozar a experiência ao máximo, avançar com ânsia e sem medo em busca de uma experiência mais nova e mais rica. Temos todas as ferramentas ou instrumentos básicos necessários - nossos potenciais inatos; nossa época de vida e morte... uma Vida que é nossa, para lhe "sobrevivermos". A pessoa que somos agora, exatamente - agora - contém o potencial de realização que nos satisfará. O desafio é todo nosso pode acreditar, porque o homem veio a controlar todas as outras formas de vida e demorou mais a crescer, quando percebeu de sua demora e todo o passar do tempo sabiamente, pode aprender a compreensão de controlar-se e a recriar-se nesta experiência de Vida que é maravilhosa."

    Por: José Pedro Granero

    Texto publicado no Blog. Blog do Granero - site: http://blogdograneroblogscom.blogspot.com/
    · ·
  2. "Seus filhos não são seus filhos.
    São os filhos e filhas do desejo da Vida por si própria.
    Eles vêm através de você, mas não de você,
    E embora estejam com você, não lhe pertencem.
    Pode dar-lhes seu amor, mas não seus pensamentos,
    Porque ele...Ver mais
    · ·
  3. · ·
      • José Pedro Granero Balneário do Hermenegildo - Hermena - Localizado no Município de Santa Vitória do Palmar, no Extremo-Sul do País. Maior praia oceânica do litoral brasileiro e do mundo em extensão. Por: José Pedro Granero
        há 15 horas ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário