quinta-feira, 24 de junho de 2010

MOMENTOS CERTOS

             Quando você estiver se sentindo feliz, amoroso, desprendido - esses são os momentos certos, quando a porta está muito próxima.  Apenas uma batida será suficiente.

               Quando as pessoas estão infelizes, ansiosas, tensas e nervosas, com muita frequência elas tentam a meditação - mas assim é difícil se entrar. Quando você estiver se sentindo ferido, raivoso ou triste, lembrará da meditação, mas isso é praticamente ir contra a corrente, e será difícil.

               Quando você estiver se sentindo feliz, amoroso, desprendido, volto a repetir - esses são os momentos certos, quando a porta está muito próxima.  Apenas uma batida será realmente o suficiente. Repentinamente em uma manhã você está se sentindo bem, e por nenhuma razão visível. Algo deve ter acontecido fundo no inconsciente, algo deve ter acontecido entre você e o cosmo, alguma harmonia; talvez tenha acontecido à noite, no sono profundo. Pela manhã você está se sentindo bem; não desperdice esse momento. Alguns minutos de meditação valerão mais do que dias de meditação quando você está infeliz.

                 Ou, de repente, à noite, deitado na cama, você se sente à vontade... ambiente aconchegante, o calor da cama...  Sente-se por cinco ou 10 minutos, não desperdice esse momento.

                  Uma certa harmonia está presente - use-a, embale-se nela, e essa onda o levará para longe, mais longe do que você poderia ir por conta própria. Aprenda a usar esses abençoados momentos que a beleza da vida lhe oferece. Viva esse momento... viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário