segunda-feira, 14 de junho de 2010

SER E TORNAR-SE

            Êxtase é existir, tornar-se é infelicidade. Se você deseja se tornar algo, será infeliz. O tornar-se é a própria causa raiz da infelicidade. Se você deseja ficar extasiado, então isso acontece apenas agora, aqui e agora, neste exato momento. Neste exato momento você pode ser feliz, e ninguém está obstruindo o caminho a per percorrido. A felicidade é tão óbvia e tão fácil de ser conquistada, e ninguém está obstruindo o caminho. A felicidade é tão óbvia e tão fácil; ela é a sua natureza, você já a está carregando, você já a está sentindo. Apenas lhe dê uma chance de florescer, de desabrochar.

           E o êxtase não é da cabeça, lembre-se, mas de onde, é do coração. O êxtase não é de pensar, mas de realmente sentir. E você foi privado do sentir, foi cortado do sentir e não sabe o que é sentir. Até  mesmo quando você diz: "Eu sinto", ora, você apenas acha que sente. Quando você diz: "Estou me sentindo feliz", eu sou feliz, observe, analise e descobrirá que você pensa que está feliz. Até mesmo o sentir precisa passar pelo pensar, precisa passar pela censura do pensar, e somente quando assim o fizer, o pensar aprova, e ele será permitido. Se o pensar não o aprovar, ele é jogado no inconsciente, no porão das profundezas de seu ser, e é lá esquecido.

          Amigo ou amiga, torne-se mais do seu coração e menos da cabeça. A cabeça, por si só, é apenas uma parte sua, e o coração no sentido que eu estou pregando a palavra, é todo o seu ser; o coração é a sua plena totalidade. Assim, sempre que você estiver total em algo, você funciona a partir do sentir, e sempre que for parcial em algo, funciona a partir da cabeça.

          Faça o seguinte: - observe um pintor pintando... e essa é a diferença entre um artista verdadeiro e um técnico. Se o pintor for apenas um técnico que conhece a técnica de pintar, que tem o know-how, que conhece tudo sobre cores, pincéis e telas e que passou por um pleno treinamento, ele funcionará por meio da cabeça, ele será um técnico. Ele pintará, mas não será total na pintura. Depois, queira, observar, por exemplo, um artista verdadeiro, que não é um técnico. ele estará absorto na pintura, inebriado, e não pintara apenas com as mãos ou a partir de sua cabeça, mas pintará com o seu ser todo; suas entranhas estarão participando, seus pés, seu sangue, seus ossos, sua medula, tudo estará participando da pintura. Você pode observar, pode perceber, pode sentir que ele está integrado inteiramente, absorto naquilo que pretende. Nada mais existe, ele está inebriado; naquele momento, seu ego não está presente, ele não é o executante, como seria o caso da cabeça apenas. Naquele momento de total absorção, ele não é o autor, mas apenas uma passagem, como se o todo estivesse pintando por meio dele.

             Quando você se depara com um dançarino de verdade, e não com alguém que apenas representa, percebe que ele não está dançando, não. Algo do além está dançando nele. Ele está em sua total integridade no ato de dançar.

              Caro leitor, sempre que você estiver totalmente em algo, fica extasiado. Quando você está parcialmente em algo, permanece infeliz, pois uma parte estará se movendo separadamente do todo. Haverá uma divisão, uma cisão, uma tensão, uma ansiedade.

                Tomando como exemplo, quando estou em conversa, ou diálogo com alguém em que temos plena convicção, de ideias, pensamentos, maneiras de procedermos em igualdade de sentimentos e emoções, você pode notar, que nunca desejamos que nossas conversas terminem... Sabe porque, algo, está nos cativando, algo está nos dizendo que podemos avançar, algo está se realizando em nossos corações, algo faz com que as duas partes, estejam pulsando em seus sentimentos interiores... sim - porque a alegria não pode ser controlada naquele instante, ora, se você pretender ou desejar permanecer no controle, nunca será alegre; então poderá apenas ser infeliz. Respeitável, leitor, apenas a infelicidade pode ser controlada, seja pela sociedade ou por você mesmo.

                  Você já deve ter percebido? Quando você está realmente feliz, seu ego desaparece; quando você está realmente feliz, de repente sente uma profunda unidade com o todo. Quando você está infeliz, deseja estar só; quando você está feliz, deseja compartilhar.  Na infelicidade você é como uma semente, e no êxtase você se torna uma flor, e, é claro, sua fragrância precisa ser liberada aos ventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário