quarta-feira, 12 de maio de 2010

ATITUDES DE QUEM PERSEVERA

            A soma de nossos hábitos torna-se nosso destino. A perseverança não é mais uma qualidade, como a bondade, a inteligência ou o carisma. Ela é a própria ação. Ela precisa ser produzida em nós, a cada manhã. Ela precisa andar com nossas pernas, piscar com nossos olhos, fluir por nossas veias junto com o sangue.

            Temos de perceber a dinâmica da vida. A vida não para, nem um minuto sequer. Quem não vive intensamente com o que lhe foi dado por Deus, perde o time e fica para trás.

            Perseverar não é apenas persistir. A persistência pode implicar algo não produtivo. Perseverar é ter sabedoria para modificar o processo, sempre que necessário.

            Decida evoluir todos os dias. Não perca um dia sequer para se aprimorar na direção de seu objetivo. Para tanto, não desperdice sua matéria-prima psíquica com descrença, vícios ou medos.

            Se você não se considera um gênio, saiba que o amor, a bondade e a perseverança substituem a genialidade. Se quiser vencer, planeje rigorosamente sua vida e avance, cada dia um pouco, pondo mais disposição e vontade nas pequenas tarefas. As ações do cotidiano, quando feitas com solicitude, fazem de você o mais preparado quando surgir uma vaga para qualquer coisa ou a oportunidade que na vida se apresenta.

            Preste mais atenção nas pequenas oportunidades do "agora". As chances só são vistas por quem está preparado na hora em que elas aparecerem. A alma alerta tem mais poder. Quem põe toda sua vida no momento presente, enxerga o que ninguém mais vê.

            Termine o que começou. Não dê atenção às críticas destrutivas. Empenhe-se com perseverança. Continua quando todos tiverem desistido. Nunca perca a paixão juvenil para vencer limites.

            Governe a si mesmo o tempo todo. Não se irrite por pouco, vença a preguiça, o medo, a angústia. Afirme com vigor, todos os dias, o que deseja para si mesmo. O maior profeta da sua vida está dentro de você. Esse mago que tudo vê e tudo sabe sobre seu futuro chama-se "força de vontade". Você pode prever hoje o que lhe sobrevirá amanhã, basta avaliar seu grau de otimismo.

            Cultive sua sensibilidade. Veja bons filmes, lei livros inspiradores, escute boa música, faça contato com os amigos. Mantenha hábitos saudáveis com austeridade. Caminhe reto. Conserve a beleza austera do auto-aprimoramento constante.

             Não existem atalhos para a verdadeira vitória. Portanto, não se preocupe em crescer rapidamente. As árvores que crescem rápido são as de menor resistência. Busque a pureza do seu espírito todos os dias, com constância.

              Por fim, conserve sua individualidade, mas não seja individualista. Sua dignidade está em não perder de vista quem você é, sem deixar de perceber a vida ao redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário