quarta-feira, 26 de maio de 2010

OBJETIVOS

            A vida não tem objetivos... e essa é sua beleza!


                   Se houvesse um objetivo para a vida, as coisas não seriam tão belas, porque um dia você o alcançaria e depois disso tudo seria enfadonho. Haveria só repetição, o mesmo estado monótono continuaria - e a vida abomina a monotonia. Ela segue criando novos objetivos - porque ela não tem nenhum! Quando você atinge um certo estado, a vida lhe dá um outro objetivo. O horizonte insiste em se afastar de você; você nunca o alcança, você está sempre a caminho, sempre se esforçando por alcançá-lo, simplesmente procurando alcançá-lo... E, se você entender isso, toda a tensão da mente desaparecerá, porque a tensão está no procurar um objetivo, no chegar a algum lugar.

                   A mente está continuamente ansiando pela chegada, e a vida é um contínuo partir e um chegar de novo - mas chegar apenas para partir mais uma vez.  Não existe finalidade nela. Ela nunca é perfeita, e essa é a sua perfeição. Ela é um processo dinâmico, não algo morto e estático.

                  A vida não é estagnada - é um contínuo fluir, e não existe a outra margem. Uma vez entendido isso, começa a desfrutar a própria jornada. Cada passo é um objetivo, e não há outro objetivo. Quando esse entendimento se estabelece profundamente em seu interior, ele o relaxa. Então, não há tensão, porque não há para onde ir; portanto, você não pode se extraviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário