quinta-feira, 27 de maio de 2010

TRISTEZA

           Quando triste, fique realmente triste, mergulhe na tristeza. O que mais você pode fazer? A tristeza é necessária. Ela é muito relaxante, uma noite escura que o envolve. Adormeça com ela, aceite-a e perceberá que, no momento em que aceita a tristeza, ela começa a ficar bela.


                A tristeza é feia porque a rejeitamos; em si mesma, não é feia. Uma vez aceita, você perceberá quanto ela é bela, quanto é relaxante, calma, serena, silenciosa. Ela tem algo a dar que a felicidade nunca poderá dar.

                A tristeza dá profundidade, a felicidade dá elevação. A tristeza dá raízes, a felicidade dá ramos. A felicidade é como uma árvore dirigindo-se ao céu, e a tristeza é como as raízes dirigindo-se ao útero da terra. Ambas são necessárias, e quanto mais alto a árvore for, mais fundo ela irá, simultaneamente. Quanto maior a árvore, maiores serão suas raízes. Na verdade, sempre há uma proporção. Esse é o seu equilíbrio.

               Você não pode trazer o equilíbrio. O equilíbrio que você traz não tem utilidade, será forçado. O equilíbrio vem espontaneamente; ele já existe. Na verdade, quando você está feliz, você fica tão excitado que se torna cansativo. Você já percebeu? O coração imediatamente se move para a outra direção, ele lhe dá um repouso. Você o sente como tristeza. Ela está dando um repouso a você, porque você estava ficando muito excitado. Ela é medicinal, terapêutica. É como quando você trabalha duro durante o dia e, à noite, cai profundamente no sono. Pela manhã, você estará novamente rejuvenescido. Após a tristeza, você ficará novamente rejuvenescido, pronto paraz ficar excitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário