sexta-feira, 28 de maio de 2010

SER IDOSO OU SER VELHO

            Idosa é a pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.
            A idade causa degeneração das células. A velhice causa degeneração do espírito. Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que nem chegou a ser idoso.

           Você é idoso quando pratica esportes ou de alguma forma se exercita. Você é velho quando apenas descansa. Você é idoso quando o seu calendário tem amanhãs. Você é velho quando o seu calendário só tem ontem.

           O idoso se renova a cada dia que começa. O velho se acaba a cada noite que termina. Por isso, o idoso tem seus olhos postos no horizonte, de onde o sol desponta e a esperança se ilumina. O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram. O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos.

           O velho se emperra no seu tempo, se fecha em suja ostra e recusa a modernidade. O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e repleta de esperança;  para ele o tempo passa rápido e a velhice nunca chega.

           O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam, destituídas de sentido.

           Em suma, o idoso e o velho são duas pessoas que até podem ter, no cartório, a mesma idade cronológica, mas o que têm são idades diferentes do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário