domingo, 9 de maio de 2010

COMO SE AMAR

             8. Cuide de seu corpo.  Pense em seu corpo como sendo uma casa maravilhosa em que você morará por algum tempo. Por acaso você gostaria de morar em uma casa suja maltratada? Então, cuidado com o que põe dentro dela. Para ter um corpo sdio, também são necessários exercícios físicos e alimentação adequada. Novamnte, lembre-se de que cada pessoa é uma pessoa. O mais importante é você praticar um esporte ou exercício do qual realmente goste, porque assim criará uma atitude positiva sobre sua atividade física. Uma boa ideia é combinar afirmações positivas com os exercícios de maneira a reprogramar os conceitos negativos que você tem sobre seu corpo e sua aparência. E o importante e necessário é que você precisa parar de encher seu organismo de raiva e ressentimento se quiser criar mudanças. Procure manter-se a par das novidades da medicina. Atualmente estamos aprendendo a combinar antigos métodos de cura, como a medicina ayurvédica, com tecnologias modernas, como o ultrassom. Tudo indica que entre agora e o final do século teremos a oportunidade de explorar uma gama imensa de novos processos e tecnologias que serão tremendamente importantes para a saúde da população mundial.

               9. Trabalho no espelho.  Penso que nunca é demais enfatizar o valor do trabalho diante do espelho para descobrirmos o que nos impede de nos amarmos. Esse exercício deve ser praticado com frequência. Eu, por exemplo, logo que acordo me olho ao espelho e digo a mim mesmo: Eu te amo. O que posso fazer de bom por você hoje? Como devo proceder para fazê-lo feliz? Habitue-se a fazer o mesmo. Preste atenção às respostas dadas por sua voz interior e comece a seguir suas instruções. Não desanime se não receber respostas logo de início. Sua mente está tão acostumada a críticas e reprimendas que demorará um pouco a reagir diante de pensamentos carinhosos e gentis.

                     Se algo desagradável lhe acontecer, vá para diante do espelho assim que tiver uma oportunidade e diga: Eu te amo, apesar de tudo. Os eventos podem ir e vir, mas o amor por você mesmo deve se manter constante. Conscientize-se de que você é o maior tesouro que possui. Se algo bom lhe acontecer, também vá para a frente do espelho e diga: Obrigado. Em seguida, reconheça seu valor por ter criado essa boa experiência para você mesmo.

                        Use o espelho também para o trabalho de perdão. Perdoe aos outros e a você mesmo. É extremamente útil conversar com as pessoas visualizando sua imagem no espelho, em especial quando as convenções sociais ou outros motivos o impedem de fazê-lo cara a cara. Use o espelho para solucionar questões não resolvidas com pais, parentes, filhos, namorados, médicos, professores etc. Ponha para fora tudo o que você sente, tudo o que tem contra eles. Fale o que quiser, mas lembre-se sempre de terminar o exercício pedindo o amor e a aprovação dessas pessoas, pois é disso que você realmente necessita.

                          De modo geral, as pessoas que mais encontram dificuldade em se amar são aquelas que não se mostram dispostas a perdoar. O perdão, além de retirar um fardo pesado de seus ombros, é a chave que abre a porta para que possa entrr o amor. O perdão concedido a si mesmo e aos outros, juntamente com o abandono das velhas mágoas, cura mais enfermidades do que qualquer remédio.
                          Quando você não se perdoa e não deixa sair de dentro de si os acontecimentos perturbdores, está se prendendo ao passado. Ora quem vive no passdo não pode permanecer no presente e, assim, não tem como criar um futuro glorioso.
                           As afirmações feitas diante do espelho são muito eficientes porque o fazem reconhecer verdades sobre sua vida. Se por acaso você fizer uma afirmação de amor e logo ouvir em seu interior uma contestação negativa, como Que história é essa? Não pode ser verdade. Você não merece isso! considere-a um grande presente, pois é por meio dela que você está começando a reconhecer o que o impede de progredir. Transforme a resposta negativa em uma afirmação positiva e repita-a constantemente, até ela se tornar parte de sua vida. Usando frases do exemplo acima, trnsforme-as nas seguintes afirmações positivas: Eu agora mereço tudo o que é bom. Permito que minha vida seja repleta de boas experiências. 

                           10. Ame-se agora.  Comece a amar-se imediatamente. Não se deixe conter por qualquer tipo de insatisfação que tenha com sua própria pessoa. A insatisfação consigo mesmo às vezes se torna um hábito e não deixa a pessoa desfrutar as coisas boas que acontecem em sua vida. Ame-se a partir deste instante. Não adie esse prazer achando que você prmeiro terá de fazer ete ou aquele exercício, tomar esta ou aquela medida. Lembre-se de que, aprendendo a se amar o mais rapidamente possível, você logo começará a amar e aceitar os outros, o que tornará sua vida muito mais agradável e produtiva.
                             Não se pode mudar os outros, portanto deixe-os em paz. Tentar  fazer alguém ser diferente é desperdiçarenergia. Se você usar metade dessa energia para mudar você mesmo, você se tornará diferente e as pessoas reagirão de outra maneira a sua frente.
                              Você não pode aprender a vida com outra pessoa. Cada um tem de aprender suas próprias lições. Amar a si mesmo é o primeiro passo para se aprender sozinho, sem se deixar abater pelos comportamentos destrutivos dos que o cercam. Se por acaso você está em uma situação em que tem de conviver com uma criatura realmente negativa que se recusa a mudar, dedique-se acima de tudo a aprender a se amar, o que o fará se afastar dela.
                                Com exagerada frequência as pessoas entram em relacionamentos abusivos e permitem-se a humilhação. Aceitam os maus-tratos físicos ou mentais porque de fato estão dizendo: "Não sou digno de amor, portanto continuartei aqui, aceitando esse comportamento, porque de alguma forma devo merecê-lo. Também tenho certeza de que ninguém mais vai me querer".

                                   Sei que pareço simplista e repetitivo, mas creio firmimente que viemos a este mundo para obter o amor incondicional, que começa com a auto-aceitação e a auto-estima. Em minha opinião, o modo mais rápido de resolver qualquer problema é nos amarmos como somos.

                                    Ninguém está aqui para agradar outras pessoas ou para viver do modo como alguém deseja. Você veio a este planeta para se realizar e expressar amor em todos os níveis. Está aqui para aprender, evoluir, absorver e irradiar compaixão e compreensão. E lembre-se acima de tudo de que quando você deixar este mundo não levará consigo sua conta bancária ou relacionamento. A única coisa que irá com você é a sua capacidade de amar! 
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário