sexta-feira, 28 de maio de 2010

FALANDO SOBRE AMIZADE

            Somos todos seres individuais vivendo em um ambiente social, e, portanto, as relações amigáveis são imprescindíveis, tanto para nossa saúde psíquica quanto física. Já existem sólidas provas científicas de que laços de amizade podem ajudar a prolongar a vida, a fortalecer o sistema imunológico, a diminuir as consequências fisiológicas advindas do estresse e a melhorar a saúde mental. E os poderes salutares da amizade são aqueles que nos encorajam a cuidar de nossa saúde e nos apóiam quando passamos por dificuldades.


                               Amigos são aqueles com quem podemos contar,
                               mesmo que a distância, porque sabemos que vibram
                               pelo nosso sucesso e, na alegria ou na tristeza, estão
                               sempre prontos a nos estimular. E é bom lembrar
                               que o verddadeiro amigo é aquele que nem sempre
                               está de acordo conosco, muitas vezes nos contradi-
                               zendo e nos encorajando a pensar de forma mais
                               coerente.


                  Encontrar amigos na vida deve ser algo espontâneo, porque laços de amizade são construídos por afinidades naturais que surgem em relacionamentos sociais. Ser amigo é uma grande responsabilidade, porque amizade simboliza confiança, sinceridade e companheirismo. E cada relação de amizade deve ser cultivada como um jardim:  com dedicação, mas sem exagero.

                 No campo dos relacionamentos humanos, infelizmente, encontramos, também, muito pseudo-amigos,que premeditam uma amizade apenas para se aproveitarem ,de modo oportunista. É preciso muito cuidado com pessoas que, dizendo-se amigas, invadem nossa privacidade e começam a tomar conta da nossa vida. O amigo verdadeiro é discreto e sabe calar-se na hora certa.

                 Outro cuidado importante é não idealizarmos as pessoas, porque todos temos defeitos e muitas vezes falhamos quando queremos acertar. Se formos menos idealizadores e mais realistas em nossas relações de amizade, com certeza, teremos menos decepções pela vida afora.

                 Também nos devemos preservar de relacionamentos competitivos ou dependentes, que esgotam nossa energia em vez de renová-la.

                 Vale a pena ressaltar a importância de sentimentos de amizade e de amor, associados, pois os relacionamentos amorosos mais duradouros são aqueles que nascem de uma grande amizade, da cumplicidade e do respeito mútuos entre os parceiros.

                  Quanto à amizade entre irmãos, muitas vezes os pais se vêem em dificuldades em razão da rivalidade entre eles. Nestes casos, o melhor a fazer é respeitar cada filho como ele é, com suas limitações, corrigindo-o no que for necessário, porém evitando comparações, para que reine no lar uma atmosfera amistosa, fazendo com  que os irmãos tenham prazer em estarem juntos.


                                                        " Amigo é aquele que chega

                                                        quando todo mundo já se foi."

Nenhum comentário:

Postar um comentário